Em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia promovida pela UNESCO, Nova Acrópole realizou uma semana de atividades para a promoção da filosofia em todo o país. Neste ano de 2021, o tema central foi “O Valor da Unidade em Momentos de Crise”, que teve por objetivo fornecer um sentido mais humanista frente aos momentos de crise.
Na Nova Acrópole de Santos, a Semana da Filosofia foi repleta de atividades: as turmas se reuniram para assistirem juntos a programação nacional que foi exibida pelo YouTube e no dia 20 de novembro para dar encerramento a semana, ocorreram também outras duas palestras, venda de livros e a exposição fotográfica “O Visível do Invisível”, resultado do 1º concurso de fotografias promovido pela Nova Acrópole Brasil.
No sábado, a primeira palestra teve o tema: “A Unidade em nós: como conjugar a mente e o coração”, ministrada pela professora Denise Machado, que abordou que para viver e se relacionar com as pessoas de forma autêntica, é necessário construir uma harmonia interior. As ideias, sentimentos e ações devem estar alinhadas a uma finalidade boa e justa, que permita a expressão do melhor que existe dentro de cada pessoa. E os ensinamentos tradicionais, os filósofos, sempre trouxeram chaves essenciais para esses temas.
A segunda palestra do dia foi: “O valor da contemplação”, realizada pela professora Simone Matias e apresentou como a contemplação é um meio importante para estarmos mais próximos da justiça, bondade, verdade e da beleza, que são ideais que contribuem para uma experiência de purificação e senso de unidade.
“Achei muito interessante as palestras; me mostraram pontos de vista muito diferentes do meu cotidiano, como a contemplação enquanto caminho da beleza, e que a beleza está muito além das coisas físicas; boas ações podem ser belas”, comenta Elizabete Viana, uma das visitantes.