
A Nova Acrópole São Leopoldo deu início à programação de atividades para o público externo, realizando uma palestra sobre Planejamento e Estratégia de Vida, no dia 28 de janeiro de 2026. Conduzido pela professora Eve Melo, o encontro trouxe uma abordagem prática, com a finalidade de dar ferramentas úteis para o público.
O evento teve como inspiração o livro Estratégia do Pensamento e Projeto de Vida, de autoria do filósofo que trouxe o movimento Nova Acrópole para o Brasil, Michel Echenique Isasa.

A professora destacou que todo projeto de vida é fruto do que pensamos, de nossa capacidade imaginativa. Assim afirmou: “A maneira como pensamos está relacionada ao nosso estilo de vida e, para planejar, temos que saber lidar com o tempo das coisas.”
Prosseguiu dizendo que, utilizando o tempo como nosso aliado na preparação do projeto, necessitamos, então, de uma estratégia, traçando um caminho a ser percorrido.

Utilizando ferramentas filosóficas
De acordo com a palestrante, para traçarmos esse caminho, precisamos definir uma tática, um conjunto de ações específicas, levando em conta os objetivos e metas determinadas, como, por exemplo: a finalidade, aonde quero chegar etc.
Como observou a professora, as experiências adquiridas nos ajudarão, mas é preciso que nos perguntemos, como podemos ser mais estratégicos? Conforme Eve, é a Filosofia que nos dará as ferramentas para sermos mais estratégicos, pois “o ter será consequência do trabalho que fizermos com o nosso ser.”
Ela destacou que o corpo do Projeto de Vida é a virtude da disciplina, e a alma é a motivação. Já o motor para realizar é a vontade.

Por onde começar?
A palestrante indicou que começamos com o “Ser”: “Descobrir quem se é, essa é a meta da vida.”
Em seguida, falou sobre os cinco elementos para o conhecimento do próprio ser humano e do desenvolvimento de suas potencialidades: Terra/Físico; Água/Energia/Prana; Ar/Emocional; e Fogo/Mente Racional; que constituem a personalidade, e o Eu verdadeiro, o aspecto inteligente além da personalidade.
Abordou detalhadamente os sete princípios do pensamento estratégico – Centro, Distância, Tempo, Regulação, Ritmo, Absorção e Controle de Si – e técnicas para desenvolvê-los.

Projeto de Vida
“O projeto terá uma direção à medida que qualificarmos cada momento da existência, já que no fundo não se trata de conquistar a meta, mas sim de nos tornarmos a meta”, enfatizou.
Destacou também a importância da disciplina, que será a base do projeto, a motivação para cumprir as etapas, encarar os desafios e superar as dificuldades.
Para concluir, Eve incentivou o público a organizar seu projeto com exemplos e dicas práticas.