Alunos da Nova Acrópole visitam a exposição 17 ODS para um mundo melhor

Por Rio Grande do Sul - São Leopoldo

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial criada em 2015, durante a reunião das Nações Unidas. Visto serem objetivos globais, para o seu cumprimento, a palavra-chave é cooperação. A ideia é gerar mobilização internacional com atitudes que contribuam para solução de vários problemas da sociedade contemporânea. No preâmbulo disponível no portal das Nações Unidas, os ODS são apresentados como integrados e indivisíveis, equilibrando as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. 

A capital do estado do RS sedia, de 4 de março a 8 de abril de 2022, a exposição urbana 17 ODS para um Mundo Melhor, com o propósito de chamar a atenção para os ODS propostos pela ONU. Trata-se de uma galáxia formada somente por globos terrestres, ao lado da Usina do Gasômetro. Antes já havia passado por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Recife, e tem a missão de aproximar a população dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Mais detalhes podem ser vistos em https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/artes/noticia/2022/03/o-que-sao-os-globos-coloridos-que-amanheceram-na-usina-do-gasometro-cl0bc5jot00640165kdggasbp.html

Aproveitando essa oportunidade, alunos da Nova Acrópole São Leopoldo visitaram a exposição no último dia 20 de março, data que também marca o início do outono, estação que nos convida a introspecção e reflexão. Para Bárbara Klimiuk, professora, “foi uma surpresa positiva ver a associação entre arte e problemas do nosso mundo nos convidando a ter consciência da nossa relação com tudo.” Para Andrea Aldabó, engenheira civil, “essa foi uma experiência muito rica pois, mesmo que já tivesse um conhecimento básico do que são os 17 ODS, vê-los representados através dos globos terrestres, foi uma conexão da arte com uma causa nobre. Além de também ver famílias interagindo com os globos, questionando e refletindo como poderiam ajudar neste pacto global de construção de um mundo mais sustentável e justo.”

Como o trabalho realizado em Nova Acrópole tem afinidade com gerar a participação ativa de cada indivíduo na sua sociedade, essa atividade prática colaborou para renovar o senso de responsabilidade em cada pessoa que apreciou a exposição. Respondendo assim ao ODS #4 que é de assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.