Exposição fotográfica inspira reflexões durante a Semana da Filosofia em São Leopoldo

Por Rio Grande do Sul - São Leopoldo

Imagens com máximas filosóficas, selecionadas no Concurso Nacional de Fotografia promovido por Nova Acrópole, foram expostas no jardim da sede de São Leopoldo, na manhã do sábado, 23 de novembro.

Faixas com o lema da Semana da Filosofia “A busca da Unidade para além das diferenças” no corredor que levava até a mostra, a recepção dos estudantes e voluntários da Instituição e a disposição das imagens se mostraram um estímulo às reflexões dos visitantes.

DIÁLOGO FILOSÓFICO

Após percorrem a exposição, os visitantes foram convidados a assistir o vídeo da Nova Acrópole Internacional, onde voluntários de todo o mundo proclamam uma mesma ideia – “A busca da Unidade para além das diferenças” – em sua própria língua.

A partir daí, um estimulante diálogo com muita troca de experiências, coordenado pela professora Bárbara Klimiuk Sinigaglia, encerrou as atividades da Semana da Filosofia.

Registramos alguns depoimentos dos participantes:

“Foi uma experiência gratificante e enriquecedora. A exposição de fotos, a sessão de vídeo e a roda de debates nos mostra que as opiniões variam de acordo com o olhar de cada um. Assim como o registro fotográfico, que é único e captado num dado momento, assim são os nossos olhares, cada qual na sua maneira de ver e interpretar. A experiência da troca de ideias também foi bastante enriquecedora, pois, nos possibilita o ‘dar’ e o ‘ouvir’, em relação ao que foi visto e falado.” João Götz, estudante do curso Filosofia para Viver.

“Gostei muito da exposição. Algumas fotografias transmitem paz, e uma em especial, me chamou a atenção pela percepção do autor em ver algo tão pequeno e detalhado, um sapinho nas folhas secas. O diálogo foi excelente, descontraído. A professora Bárbara fez colocações de um modo simples e claro.” Clara Rejane Santos de Oliveira, visitante.

“Passeando pelo jardim e observando foto a foto, viajei no tempo e no espaço, uma sensação maravilhosa de estar conectada com o todo. Logo após, assistimos um vídeo, que me fez pensar sobre a importância desta escola e o privilégio de eu ser aluna e estar ali naquele momento. Por fim, fechando com chave de ouro o nosso encontro, participei da roda de conversa com a professora Bárbara, que sempre nos presenteia e enriquece tanto com suas colocações e reflexões.” Cristine Ruckert, aluna do curso Filosofia para Viver.