Na tarde de sábado, 16 de março, a sede leopoldense da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado – promoveu uma aula de apresentação do curso de Introdução à Filosofia à Maneira Clássica.
Na oportunidade, o professor João Tavares resgatou a origem da palavra filosofia através de Pitágoras e sua busca pela sabedoria. “É importante resgatarmos o significado das palavras. Cada uma delas tem energia, valor, elementos importantes para melhor compreensão”.
A filosofia como busca de sabedoria, mesmo antes dos gregos, “de uma forma mais natural, mais simbólica, mais relacionada à natureza e ao Universo, já era praticada.”
Em relação ao presente “temos tanta informação disponível, mas corremos o risco de menor convivência, que é um fator importante para o desenvolvimento humano e cultural de uma sociedade.”
Resgate de valores para vivê-los
A Filosofia à Maneira Clássica, proposta por Nova Acrópole, estimula o vivencial. “Aliada a informação trabalhamos a formação do ser humano”, enfatiza o professor.
O curso de Introdução fomenta o amor à sabedoria através do estudo eclético e comparado, estimulando a aplicação de ideias atemporais no viver diário. “O filósofo à maneira clássica vai buscar dentro si o que há de melhor – desenvolvendo seus potenciais – para poder vivê-los na sociedade. As ideias, para cumprirem sua função, precisam ser vividas.”
Tavares apresentou também as três áreas de conhecimento que são trabalhadas no curso de Introdução à Filosofia à Maneira Clássica – Ética, Sociopolítica e Filosofia da História – em 16 encontros, através de aulas expositivas e dialogadas, enriquecidas com exercícios de concentração, atenção e memória.