
Promover um diálogo sobre O Modelo Platônico de Educação de Jovens e Crianças foi a proposta da aula aberta que ocorreu na sede da Nova Acrópole de São Leopoldo, na noite de 16 de novembro, dentro da programação da XII Semana da Filosofia.
No encontro, mediado pela instrutora Ângela Virtuoso, teve destaque o grande legado de Platão (filósofo do período clássico da Grécia Antiga) e, em especial, sua proposta na área da educação.
Conhecido como Paideia, o modelo platônico primava pela busca da harmonia do homem em relação a si mesmo e ao Universo. Segundo Ângela: “O homem bom, belo, justo e verdadeiro faz da Polis (Cidade-Estado) o seu reflexo”. Por isso, a educação iniciava no berço e se estendia à idade de 50 anos. Antes desta preparação – que ao longo dos anos incluía lições de gramática, aritmética, poesia, geometria, astronomia, filosofia, dialética, música e ginástica – não era possível ao cidadão assumir como governante.
“Se não adotarmos um comportamento pró-ativo, o que deixaremos como legado?”, indagou a instrutora ao lembrar que o filósofo grego estimulava o desenvolvimento das virtudes na formação do ser humano.
Para Platão, a ginástica e a música complementavam a formação do caráter – nem brando e indolente, nem duro e feroz, permitindo a valentia e a moderação ao mesmo tempo. Ginástica para o corpo e música para a alma! Segundo o modelo platônico a educação dará a máxima beleza aos corpos e a máxima bondade às almas.
A aula aberta contou também com um momento de apreciação musical, com o professor Isac Machado e Ângela Virtuoso, ao piano, interpretando Johann Sebastian Bach, Robert Schumann, Alfred Baum e Yann Tiersen.