Dando continuidade as novas programações estimuladas pela mudança de endereço da Nova Acrópole São Leopoldo (Rua Lindolfo Collor, 230), foi realizada na noite de 14 de agosto a palestra “Estoicismo em tempos de crise”.
A partir do exemplo de vida do filósofo Zenão, deu origem à filosofia estoica. Espalhando-se rapidamente para além da Grécia, o Estoicismo teve seu auge em Roma, onde se destacaram três filósofos: Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio, que enfatizaram a necessidade das virtudes fundamentais como justiça, coragem, temperança e sabedoria, que devem permear o indivíduo e a sociedade.
A palestrante Eve Anne Melo discorreu sobre diferentes temas sob a ótica estoica. Entre eles, o de que todas as coisas têm um propósito e de que tem coisas que dependem de nós e coisas que não dependem. E que é a forma como olhamos para as circunstâncias que determina o que pode ser feito. “Ser o melhor que eu puder como ser humano depende mim, portanto posso buscar um aperfeiçoamento constante e ir fazendo o que depende de mim”, comentou.
Outra das ideias apresentadas foi a da imperturbabilidade (ataraxia), ou seja, não se desestruturar com o impacto emocional proveniente de alguma situação. “Há que aprender a ordenar as emoções, e voltar a condição de estabilidade.”
Valores atemporais
Transcendendo o contexto histórico, com seus valores atemporais, a filosofia estoica permanece atual, nos estimulando a sempre revisitar suas ideias, como: suportar as dificuldades, dominar a si mesmo, ser melhor e mais feliz a cada dia, compreender o Universo e ter a filosofia como estilo de vida.