“Filosofia para ser Feliz” foi tema da palestra pública realizada na noite de 30 de agosto na sede de São Leopoldo da Organização Internacional Nova Acrópole.
A palestrante, professora Eve Melo, resgatou ideias de filósofos gregos, para introduzir o provocativo e instigante tema da felicidade, apresentando a filosofia como uma ferramenta de vida.
Falou em Sócrates e a eudaimonia, relacionando felicidade a um estado da alma. Já Platão (discípulo de Sócrates), diz ela, tratava o tema através de analogias com a natureza e a vida. O sol estaria relacionado ao bem, que é a finalidade de todas as coisas e, portanto, o esforço para alcançar o melhor em nós resultaria na felicidade. Por sua vez, Aristóteles (discípulo de Platão), considerava o bem como a finalidade de todas as ações do ser humano. O bem supremo seria, então, a felicidade.
Qual sua visão de bem?
Eve enfatizou que para Aristóteles tudo depende da forma como vemos as coisas. Numa visão de vida vegetativa, por exemplo, o mais importante é o bem-estar do corpo. Já na visão sensitiva, que envolve elementos emocionais, o foco está nos bens materiais. E, na visão racional, o âmago está nos bens da alma.
“O ser humano, portanto, tem uma trilha a percorrer. E a felicidade pode ser a própria trilha. Neste trajeto, no entanto, muitas vezes se atrapalha, pois constantemente surgem provas, desafios. Mas tendo como foco o bem, o aprendizado com as experiências de vida e a prática das virtudes de maneira mais consciente, a vida vai se tornando uma mestra, e assim o percurso pode ser mais feliz”, comentou.