Filosofia para transformação do ser humano

Por Rio Grande do Sul - São Leopoldo

Na tarde de sábado, 04 de agosto, o público pôde conhecer um pouco mais sobre o Curso de Introdução a Filosofia à Maneira Clássica que a Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado –, oferece.

Na sede de São Leopoldo, o professor João Tavares estimulou os presentes a refletirem sobre o que é Filosofia e sua utilidade para os dias de hoje.

Quanto ao conceito ‘Filosofia’, Tavares diz: “Normalmente associamos o surgimento da Filosofia à Grécia, que, sem dúvida, organizou e tornou-a mais compreensível a linguagem racional, no entanto, a Filosofia também foi uma ação de outros povos que a vivenciavam, mesmo que de forma mais simbólica. Em todos os casos, não se concebia pensar de uma determinada forma e viver de outra.”

Hoje temos acesso a muita informação disponível em praticamente todas as áreas do conhecimento, todavia – como alertou o professor – isso não é suficiente. “Somente informações não transformam a vida de uma pessoa. Já a Filosofia trabalha, além da informação, a formação humana. Em última análise, associamos Filosofia à construção do sentido da vida – Quem sou? De onde vim? Por que estou aqui?”.

FILOSOFIA À MANEIRA CLÁSSICA

A Filosofia à Maneira Clássica pode ser definida como um modelo, baseado em um resgate das ideias válidas para a formação humana e da própria sociedade, que ao serem aplicados no dia a dia, os conhecimentos adquiridos geram experiências úteis a cada um. “A busca consciente pelo conhecimento – por amor à sabedoria – e sua aplicação, transformam o ser humano e ao seu entorno”, diz Tavares. O filósofo grego Sócrates já dizia que só é útil o conhecimento que gera transformação.

No Curso de Introdução a Filosofia à Maneira Clássica, o estudante terá acesso a conteúdos sobre Ética, Sociopolítica e Filosofia da História, através de aulas expositivas e dialogadas, além de exercícios práticos de atenção, concentração, memória e outros, o que o estimulará a reconhecer seus próprios potenciais e expressá-los.