Mobilização de voluntários propicia um Natal de amor e esperança para crianças e jovens em vulnerabilidade social

Por Rio Grande do Sul - São Leopoldo

O Projeto “Natal, tempo de distribuir amor e semear esperança” mobilizou estudantes voluntários da sede de São Leopoldo da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado – para proporcionar às crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes na Casa de Acolhimento, momentos de intensa alegria e afetividade.

Os estudantes acropolitanos, de cada turma, produziram cartinhas com muitos desenhos, cores, colagens, mensagens de esperanças e de muito amor. Para eles, mais do que uma oportunidade de trabalhar em equipe, a ação ativou virtudes como fraternidade e compaixão.

Em paralelo, o Projeto estimulou os participantes na doação de livros e gibis adequados às faixas etárias correspondentes, para que as crianças e os jovens possam desenvolver o hábito diário da leitura. Foi uma pequena semente para a paulatina construção de uma biblioteca naquela instituição, sob a orientação dos acropolitanos.

Dessa forma, no dia 11 de dezembro, os residentes da Casa de Acolhimento receberam as cartinhas  desenvolvidas com muito cuidado e carinho, além de 58 livros e 86 gibis.

Na oportunidade, os beneficiados foram estimulados a também desenhar, escrever, enfim, expressar seus sentimentos e vivências a partir das ações desenvolvidas pelos voluntários acropolitanos naquele espaço. E o resultado foi surpreendente e emocionante.

Além disso, esta ação apoiou e cumpriu com os protocolos de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) – o ODS #4 de Educação de Qualidade, que visa assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.