Por que a Filosofia importa? Tema foi abordado na Nova Acrópole São Leopoldo

Por Rio Grande do Sul - São Leopoldo

Com a mudança de endereço da sede São Leopoldo da Organização Internacional Nova Acrópole (Rua Lindolfo Collor, 230), uma série de programações novas já estão agendadas.

E dando início a esta programação, aconteceu na noite de 8 de agosto, uma palestra com o tema “Por que a Filosofia importa?”

Entre curiosos e idealistas, as pessoas que atenderam ao convite para o evento tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais sobre filosofia como um movimento, ideia que já era trabalhada pelos filósofos clássicos.

Na palestra, a professora Eve Melo destacou que a construção do saber não é estática. “A consciência humana quer compreender o porquê das coisas: Quem eu sou? Para onde vou?”

O filósofo, com um esforço de vontade, vai em busca de respostas. E vai mais além ao refletir e relacionar o que aprende com o modo como vive a vida. Esse caminho passa necessariamente pelo autoconhecimento.

Melhor compreensão do mundo

A filosofia pode nos ajudar a compreender melhor o mundo – a natureza da realidade, do tempo, do espaço e da existência, a investigar as etapas e limites do conhecimento humano, além de estimular o estudo da origem, estrutura e evolução do Universo.

Na busca pelo conhecimento, o filósofo assume um compromisso com a verdade. “A verdade norteia todo o movimento filosófico.”

E ao estimular o autoconhecimento, a capacidade de resolver problemas e a tomada de decisões éticas, a filosofia se transforma num modo de vida.

As ideias transmitidas no encontro entusiasmaram o público presente a desenvolver um belo diálogo.