Seja voluntário por um dia e a arte de contar histórias

Por Rio Grande do Sul - São Leopoldo

Dentro do Projeto “Seja Voluntário por um Dia”, a sede São Leopoldo da Organização Internacional Nova Acrópole ofereceu à comunidade uma Oficina de Contação de Histórias.

A atividade aconteceu na manhã do sábado, 28 de outubro, reunindo pessoas atraídas por desenvolver ou aprimorar esta arte de interagir de maneira lúdica, especialmente com crianças, em diferentes faixas etárias.

A coordenadora, Susana Carrasco, que traz na bagagem 21 anos de experiência como bibliotecária e, mais recentemente, também como contadora de histórias, falou sobre a importância desta prática, que estimula o desenvolvimento cognitivo e social da criança, à medida que melhora sua capacidade de comunicação. “A contação de histórias permite improviso e interação com o ouvinte, o que torna tudo muito mais envolvente e prazeroso.”

Gestos, ritmo, entonação da voz, silêncios, expressões faciais, bem como elementos de decoração do ambiente, como tapetes, almofadas etc., tudo pode fazer parte da interação com o público.

É importante – destaca Susana – ter o livro em mãos durante o processo, para que as crianças saibam de onde vem a história, além de ser um estímulo para sua utilização.

A contadora de histórias citou também outros recursos que podem contribuir, tais como: dedoches, avental, ilustrações, bonecos de luvas, teatro de palitos, entre outros.

HORA DA PRÁTICA

E para que os futuros contadores de histórias experimentassem esta prática, foram desafiados, a partir de pequenos grupos, a escolher uma história e alguns dos vários elementos disponibilizados, e fizessem sua apresentação.

Não faltou entusiasmo, espírito de equipe, generosidade, e muita alegria. E, até mesmo, expectativas para novos encontros.

A atividade, desenvolvida no sábado, apoiou e cumpriu com um dos protocolos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a Agenda 2030 propostos pela ONU. Trata-se do ODS #4 – de Educação de Qualidade, cujo objetivo é assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.