Semana da Filosofia traz a introspecção e reflexão como caminhos para a tolerância

Por Rio Grande do Sul - São Leopoldo

Dando seguimento a programação da Semana da Filosofia, a sede São Leopoldo da Organização Internacional Nova Acrópole promoveu na manhã de sábado, 18 de novembro, a palestra “Introspecção e reflexão como caminhos para a tolerância”.

No encontro, coordenado pela professora Stephanie Silveira, os participantes tiveram oportunidade de relacionar “Filosofia em Ação” (tema base da Semana da Filosofia 2023), com os movimentos internos de introspecção e reflexão.

O filósofo, em sua busca por respostas, segue por uma trilha que vai da ignorância à sabedoria. E neste caminho de ação (movimento consciente) vai se defrontando com muitas portas (perguntas). “Onde encontrar as chaves para abri-las?”, indaga a professora. “As respostas estão na consciência individual. Daí o movimento de introspecção, em que acontecerá a união entre a observação da natureza e a assimilação das experiências individuais. Quando essa união é gerada, soma-se o movimento reflexão, que nesse caso é refletir (expressar) no mundo o resultado dessa forma mais clara de pensamento e com uma consciência mais elevada. Daí nascem as convicções, que são as certezas que temos evidenciadas pelas experiências vividas.” E continua: “Estas certezas são internas, ninguém pode nos tirar ou colocar em dúvida. Esses movimentos nos levam a desfazer as barreiras mentais e o coração vai se abrindo para viver uma tolerância ativa, que se expressa por meio do respeito aos demais e a fidelidade em si mesmo.”

Um diálogo entre os participantes, estimulado pelas ideias apresentadas, encerrou o encontro.