Celebrada em todo o Brasil nos primeiros dias de junho, a Semana do Meio Ambiente foi instituída em 1981 como forma de conscientização sobre a preservação do patrimônio natural.
Na sede de São Leopoldo da Organização Internacional Nova Acrópole, as atividades tiveram início no dia 1 de junho, com a palestra “A Água e a Biodiversidade”, ministrada pelo professor Gerson Mello.
Na oportunidade, Mello resgatou a origem da água, sua importância e dinamicidade para preservar a vida em nosso planeta.
Destacou sua diferenciação em relação as demais substâncias, seu comportamento anômalo capaz de regular a temperatura, servir como isolante térmico, e demais características, que demonstram que sem água não existiria vida terrestre.
O professor trouxe também, através de um vídeo, o trabalho do cientista japonês Masaru Emoto, que comprova que as moléculas de água podem se modificar a partir de estímulos externos, reagindo às vibrações. “Quando expostas a música ou a palavras positivas ou negativas, por exemplo, vão se formando novos cristais em sua estrutura como se estivessem expressando as emoções daquele momento”.
O público presente ao evento teve ainda oportunidade de praticar um exercício para diferenciar sons acorde e desacorde de um violão, o que demonstrou, através das reações, a capacidade do ser humano de absorver e reagir a vibrações, considerando que somos 70% água.
Alinhada aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Agenda 2030 proposta pela ONU, esta atividade, que abriu a Semana do Meio Ambiente, apoia e cumpre com os protocolos do ODS #4, de Educação de Qualidade, que visa assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.