Luciano Marques e Daiana Quaresma Dias, estudantes de Filosofia à Maneira Clássica, idealizaram há cerca de três anos o Projeto ‘Cultivando em Casa’, que tiveram oportunidade de apresentar na noite de 3 de junho.
A apresentação fez parte do Workshop “O Cultivo de Hortas Urbanas como Alternativa Sustentável”, que abriu a X Semana do Meio Ambiente na Nova Acrópole de São Leopoldo.
Conforme Luciano, “estávamos colocando nas mãos do poder público a responsabilidade total de descarte do nosso lixo e com isso lá se iam muitos nutrientes”. Luciano e Daiana começaram, então, uma intensa pesquisa sobre compostagem, tratamento de resíduos e coleta seletiva. O resultado foi a opção pelo cultivo orgânico de sua alimentação, que se mostrou ser uma alternativa econômica, saudável e sustentável.
“Hoje aproveitamos quase 90% do lixo que produzimos”, conta Luciano. A compostagem dos resíduos orgânicos domésticos permite sua utilização na horta e no jardim. “Talvez as pessoas não consigam produzir tudo o que consomem, mas, se tiverem um pequeno espaço, podem plantar temperos, chás…”.
Conhecer a Origem do Alimento
Daiana falou sobre o uso de agrotóxicos, que acaba contaminando também a terra e o ar, bem como o lençol freático, para além das plantações, e os custos que são agregados ao alimento orgânico em função do tempo e dos investimentos requeridos para sua venda, tais como a obtenção do selo de orgânico, isopor e filme para embalá-lo, etc.
No entanto, vale à pena adquirir produtos oriundos da agricultura familiar à medida que temos conhecimento de sua origem e, portanto, saber que são muito mais saudáveis!
Alternativa Sustentável
A natureza tem seu ciclo e o ser humano está interferindo no processo natural. Nossos recursos, enquanto Planeta, estão se esgotando.
Daiana trouxe informações sobre o “Dia da Sobrecarga”, as alternativas utilizadas nas cidades para o descarte do lixo e, principalmente um dado inquietante: cerca de 50% dos resíduos domésticos que produzimos pode virar poluente ou nutriente. A decisão está em nossas mãos.
Como Compostar?
Foram apresentados os tipos de composteira – minhocário, aeróbica, e natural – o que pode ou não ser encaminhado à compostagem, bem como sua disposição.
Conforme os ministrantes do workshop, trata-se de uma escolha de vida, que pode levar a quebras de paradigmas. Eles seguem o lema de que “nenhum gesto é grande o suficiente para mudar o mundo sozinho, mas nenhum gesto é pequeno demais para iniciar a mudança.”