XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

Por Rio Grande do Sul - São Leopoldo

No Dia Mundial da Filosofia, dia 21 de novembro de 2019, dentro da programação da XIV Semana da Filosofia, promovida pela Organização Internacional Nova Acrópole Brasil que teve este ano como tema “Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário”, reuniu na sede São Leopoldo, pessoas interessadas na ideia da contribuição da arte para os dias de hoje.

Juleandra Lima, artista, musicista, professora de música, filósofa acropolitana, falou sobre a arte como ponte para o mundo interior do ser humano, ponte para o ser humano olhar dentro de si e encontrar as virtudes, forças da consciência humana, que transbordam de nós, artistas da própria vida, e são entregues de forma generosa aos demais através das nossas ações, nossas obras. “Somos nossa própria grande obra de arte!”.

Ela também fez um resgate de obras e artistas renascentistas, e sua genialidade na expressão da beleza e da harmonia, através da escultura, da pintura, da ópera, e ao contemporâneo através da poesia de Fernando Pessoa. “Belo é tudo aquilo que aproxima o ser humano de si mesmo”. Por conseguinte, o que nos leva a conhecer a nós mesmos, a filosofia, também serve à beleza e à arte de viver!

Para finalizar, integrantes e voluntários do Coral Madrigal Presto presentearam a todos com beleza e harmonia através do canto coral. Cada uma das ações e participações criou um ambiente belo, aprazível e humanista. Uma pequena sociedade envolvida pela cultura humanista que sugere que o ser humano pode viver de forma virtuosa, necessitando ser educado em uma cultura de valores éticos e estéticos.

Nova Acrópole propõe uma educação e cultura humanistas, na esperança de um novo amanhecer, de um ser humano renovado e melhor, agindo e realizando por um mundo renovado e melhor.