Foi na quinta feira, 28 de fevereiro, que a Organização Nova Acrópole de São Paulo recebeu o filósofo e iridólogo Vanderlei Gurgel para ministrar a palestra Benefícios da Iridologia na Preservação da Saúde.
Segundo ele:
“A base para a compreensão da Iridologia é saber que o nosso corpo possui todas as informações das quais necessitamos. Os olhos como ‘janelas’ sobre o estado de saúde do corpo”.
Gurgel também cita Bernard Jensen, que foi quem criou uma grande escola de Iridologia e construiu a maior estrutura clínica de tratamento para a cura de diversas doenças crônicas. Neste processo, um dos alunos de Jensen, Gurudev Khalsa, veio até o Brasil e elaborou um livro de Iridologia, trazendo um panorama dos principais iridólogos do mundo, iniciando os primeiros cursos do assunto no país.
Pontua a relação genealógica presente nos registros da íris, sendo o lado direito representado pelo lado paterno e o esquerdo pelo materno. Com isto é possível prever condições e propensões a doenças e planejar ações preventivas.
Além disso, explana sobre os tipos de Íris existentes: Gema, Corrente, Flor e Agitador. Cada uma representando um tipo de temperamento. Estas tipologias tem origem na Iridologia comportamental, que considera a relação do temperamento com os impactos físicos das doenças.
Após, retoma o conceito de saúde e diz que a causa relevante das doenças é a falta de comunicação e conexão entre a mente e o corpo.
“A Iridologia é uma ciência capaz de beneficiar e preservar a saúde dos seres humanos identificando os órgãos de choque e a tendência comportamental de cada indivíduo, que traz a possibilidade do autoconhecimento e uma vida mais saudável”, completa Gurgel.