Nova Acrópole faz homenagem a Pierre de Coubertin e o Espírito Olímpico

Por São Paulo - SP - Jardim Paulista

Para homenagear o revitalizador dos Jogos Olímpicos Moderno, Pierre de Coubertin, a Organização Nova Acrópole – sede Nove de Julho promoveu, no dia 9 de agosto de 2018, uma palestra com o tema: O que é ter espírito olímpico no esporte e na vida?

A palestrante Fabíola Demétrio de Oliveira falou ao público presente sobre o Ideal da Educação Olímpica, seus objetivos e proposta pedagógica, segundo Coubertin, que resgatou na filosofia de vida da Antiga Grécia.

“O tema dos Jogos Olímpicos é um dos conteúdos da Educação Olímpica, mas não o seu único objetivo”, ressaltou Fabíola.

Destacou que a Pedagogia do Olimpismo tem como meio os esportes em geral, ou seja, que todo ser humano deve ter o direito à educação por meio do esporte, e seu ensino está baseado em princípios éticos universais, como a promoção da fraternidade, da amizade e da generosidade. “Encoraja o desenvolvimento harmonioso do Ser Humano, quando aprende na prática esportiva o equilíbrio do corpo e da mente, inspiração que buscou Pierre na História dos Jogos da Antiguidade Grega”, completou a palestrante.

Ao final da exposição, discorreu sobre a relação entre a Educação Olímpica e os princípios que norteiam e sempre nortearam todas as Escolas de Filosofia à Maneira Clássica: que é promover um Ideal de Fraternidade que respeita as diversas identidades e tradições, buscando sua força no que une em vez daquilo que separa; além disso, produz uma sadia investigação comparada, colhendo do passado das Antigas Civilizações seus bons exemplos na Arte de Viver e atualizando-as para os dias de hoje; ademais ensina o Ser Humano no desenvolvimento dos seus potenciais latentes, no esforço consciente para alcançar a harmonia entre o pensamento, o sentimento e a ação.

“Pierre de Coubertin fez algo memorável na história, porque resgata não somente o espírito esportivo, mas os valores humanos que tanto precisamos nos dias de hoje”, comentou Gabriel Reis ao final do encontro.