No último domingo, dia 14 de maio, alunos da Nova Acrópole Savassi, em Belo Horizonte, assistiram a um concerto gratuito do programa Concertos para a Juventude da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. A atividade teve como objetivo promover a apreciação musical como experiência filosófica.
Antes do início da apresentação, Luka Milanovic, um dos violinistas da orquestra e aluno da Nova Acrópole, ofereceu aos participantes uma exposição sobre os aspectos filosóficos da música. Ao compartilhar um pouco de sua experiência e pesquisa sobre as artes das Musas, Luka contou sobre o caminho que uma intuição estética percorre desde a sua origem, na percepção do belo por um compositor, até o ouvinte; afirmou também que “todo bom artista deve ser também artesão”.
Logo após, os participantes assistiram ao concerto, cujo programa, vinculado a um projeto anual que busca mostrar a variedade do repertório das regiões do mundo, abarcou peças de Chopin, de Smetana, de Tchaikovsky e de Suppé, representantes da Europa Oriental.
Sobre a vivência, o participante Magno Passos afirmou: “Foi a minha primeira experiência em assistir ao concerto ao vivo. Na execução, fechei os olhos e fui transportado para um lugar pouquíssimo visitado por mim. Um lugar de muita leveza, paz e presença! Chorei por dentro, eu comigo mesmo. Que experiência!”.
A atividade possibilitou a reflexão sobre a beleza e a arte, além de propiciar uma experiência de apreciação musical, alinhando-se ao ODS #4, que objetiva assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.