Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a Nova Acrópole Savassi realizou a II Oficina de Pintura com Aquarela, em comemoração ao aniversário de 125 anos da cidade de Belo Horizonte, que acontece em 12 de dezembro. O objetivo da atividade foi aprender e aprimorar as técnicas de aquarela, de maneira filosófica e lúdica.
Cada participante produziu um cartão postal com o tema “Belezas de Belo Horizonte”, que, ao final, poderia ser levado para casa como lembrança ou para presentear alguém especial. Entre os cartões produzidos, havia imagens de pontos turísticos da cidade, como a Praça do Papa, a Igreja da Pampulha, a Casa do Baile e a Praça da Liberdade.
O participante José Carlos assim relatou sobre a atividade: “A oficina de aquarela é delicada, terapêutica e apaziguadora. Aprendi algumas técnicas de pintura e consegui trazer algumas reflexões frente a desafios que a técnica traz. No papel, deixamos em tinta alguns tons do nosso sentimento.” Ana Clara Ferraz também compartilhou suas impressões sobre o encontro, dizendo: “Na oficina de aquarela, eu esperava me frustrar com a água. Sempre foi muito difícil pra mim controlar o movimento da água no papel, tentar forçá-la a fazer meus contornos. Mas assim que pisei na oficina, Marcos, nosso professor tão solícito, falou logo o seguinte: ‘nós não vamos nos prender a contornos certinhos. Vamos pintar livres. Porque contornos rígidos e certinhos é coisa de fotografia’. E ali, já deixei toda a minha frustração pra trás, e me diverti muito. Ainda saí com uma obra que eu nem sabia que podia fazer, e que me deu uma profunda satisfação. Adorei!”.
As atividades estimularam a criatividade, além de promoverem a convivência e a beleza, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, proposta pela Organização das Nações unidas (ONU), mais especificamente com o ODS #4 de Educação de qualidade – assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.