
A Nova Acrópole Savassi celebrou a Semana da Mãe Terra com atividades diversificadas e repletas de significado, contato com a natureza e vivências filosóficas.
Oficina de Quadradinhos de Crochê
No dia 30 de março de 2025, realizou-se uma Oficina de Crochê, com o objetivo de produzir “quadradinhos da vovó” e uni-los para, então, abraçar uma árvore em frente à escola, em comemoração ao Dia da Mãe Terra.

Uma manhã especial na Semana da Mãe Terra
Na manhã do dia 26 de abril de 2025, na Nova Acrópole Savassi, deu-se início à celebração, transmitindo do YouTube o II Fórum da Mãe Terra, com o tema “A linguagem simbólica da natureza”. A professora Luzia Helena de Oliveira Echenique, diretora nacional da instituição, conduziu o evento ao lado dos professores Tiago Grandi e Roberto Pértile.
Logo depois, de forma presencial na unidade Savassi, o instrutor Gabriel Jubé ministrou a palestra “O que as rochas nos contam sobre a Terra e nos ensinam sobre a vida”.

Abraço à Árvore: um gesto de amor
Os participantes realizaram, então, encerrando a manhã desse mesmo dia, um emocionante abraço à árvore. Eles envolveram a árvore que fica em frente à sede da Nova Acrópole Savassi com os quadradinhos de crochê produzidos durante oficinas pelos alunos – uma demonstração de gratidão, carinho, união e respeito pela Mãe Terra.
Para Consolação Cifani, aluna da Nova Acrópole, que esteve presente na manhã de celebrações, a atividade foi emocionante. Em suas palavras: “O evento me tocou de forma muito especial. Porque conectar com a essência da palavra mãe – essa força viva e pulsante que nos ensina diariamente a evoluir – foi inspirador. A palestra sobre as rochas trouxe reflexões sobre o tempo, a força e a resistência da natureza. E o abraço à árvore, adornada com os crochês feitos com tanto carinho, representou uma verdadeira oferenda de amor e beleza. Sou profundamente grata por essas vivências filosóficas”.



Trilha no Parque das Mangabeiras: conexão com a natureza
No domingo, 27 de abril de 2025, a conexão com a natureza continuou com uma trilha ecológica. Assim, mais de 80 pessoas participaram de uma trilha ecológica no Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte. O grupo caminhou por trilhas arborizadas, respirou ar puro e se conectou com as belezas naturais do entorno.
Para Jorge Augusto Tavares, aluno da Nova Acrópole, que participou da caminhada, a experiência foi profundamente marcante: “Foi muito especial caminhar ao lado de pessoas queridas e com propósito de conexão com a natureza e, em especial, em celebração da Mãe Terra”.
A Semana da Mãe Terra deixou sementes de reflexão, união e amor pela vida em todos os presentes. Que venham as próximas edições!



Contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
As atividades reforçam o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para a agenda 2030. Isso porque se alinham ao ODS#4 – Educação de Qualidade, que busca garantir uma educação inclusiva, equitativa e acessível, além de promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida e ao ODS#3 – que trata de saúde e bem-estar.
