Dia Internacional da Mulher é celebrado com divulgação da obra “As Mulheres na Filosofia”

Por Minas Gerais - Belo Horizonte - Savassi

Para celebrar o Dia da Mulher, neste 8 de março, a unidade Savassi da Nova Acrópole promoveu a divulgação da obra As Mulheres na Filosofia de Helenice Vieira da Silva.

Ao longo da história são bem poucos os nomes e trabalhos de filósofas que constam dos volumes dedicados à História da Filosofia. No entanto, uma pesquisa, ainda que breve, mostra que as mulheres sempre desenvolveram o pensamento filosófico e que foram reconhecidas em sua própria época.

A obra se apresenta em três volumes. O primeiro trata das mulheres filósofas na Antiguidade Ocidental (Grécia e Roma), destacando algumas mulheres que sobressaíram às dificuldades inerentes à época em que viveram. O segundo aborda algumas mulheres que se destacaram e contribuíram para o pensamento filosófico na Idade Média e no Renascimento europeu. Algumas já têm seu nome escrito nos anais da História da Filosofia, como Hildegard Von Bingen e Heloísa de Argenteuil, mas outras permanecem esquecidas. O terceiro volta a atenção aos séculos XVII e XVIII, quando as academias se tornaram o centro do conhecimento, mas ainda não admitiam a participação feminina. Entretanto, muitas mulheres conseguiram vencer esse obstáculo e tornaram-se filósofas conhecidas e respeitadas em suas épocas, como Émilie du Chêtelet, Margareth Cavendish, Mary Astell e Mary Wollstonecraft.

Nada melhor do que, no Dia da Mulher, honrar sua importância na história, reivindicando seu lugar na trajetória humana da busca do conhecimento.