Nova Acrópole doa livros de Plotino para a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Por Minas Gerais - Belo Horizonte - Savassi

A Nova Acrópole, unidade Savassi, em parceria com a Edições Nova Acrópole, doou livros para a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte.

Foram doados os livros das Enéadas de Plotino, da coleção Clássicos da Humanidade. A ação foi realizada com o objetivo de divulgar e difundir conhecimentos e valores profundos presentes na tradução dessas obras clássicas, que fazem parte da história da humanidade e possuem uma aplicação prática no mundo contemporâneo.

Plotino (204-270) foi um dos principais pensadores de língua grega da Antiguidade. É considerado um dos fundadores do chamado neoplatonismo, cujas ideias se inspiraram no pensamento do filósofo grego Platão (427-347 a.C.). Tendo frequentado por mais de uma década a escola de Amônio Sacas, em Alexandria, e tendo participado de uma expedição à Pérsia, Plotino estabeleceu-se em Roma e ali fundou uma escola, onde ensinou por 26 anos. Sua atuação preservou o platonismo no Ocidente, mesmo após o fechamento da Academia de Platão, em Atenas, em 529.

Plotino se apresenta hoje como um dos indispensáveis pensadores da filosofia grega antiga; seu texto diz respeito à vida, a questões existenciais que moviam a curiosidade do homem antigo e que excitam ainda mais a pesquisa do homem moderno.

Deve-se a um discípulo, Porfírio (233-305), a reunião e organização dos escritos esparsos de Plotino, que receberam o título de Enéadas.

O que é a virtude, a dialética, a felicidade, o belo: são alguns dos temas desenvolvidos no início das seis séries, escritas entre 254 e 270 d.C., compreendidas por nove tratados cada uma, num total de cinquenta e quatro, apresentados de forma independente, como aulas que mantêm a conexão de seus núcleos temáticos.

Embora tenham sido publicadas antes, no Brasil, edições parciais da obra de Plotino, a coleção sob o selo da Edições Nova Acrópole consiste na primeira tradução completa e em texto bilíngue existente na língua portuguesa.

A Edições Nova Acrópole tem por objetivo preservar e divulgar os tesouros da Filosofia que, em forma de livros, permitem continuar aprendendo sobre o sentido profundo da vida. Para aqueles que se interessam em conhecer mais sobre a editora e seus títulos, segue o link do site: https://www.editoranovaacropole.com.br/.

A atividade alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, proposta pela Organização das Nações unidas (ONU), mais especificamente ao ODS #4, que objetiva assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.