A Nova Acrópole Savassi, em Belo Horizonte, promoveu os cursos presenciais de Oratória e Liderança e de Comunicação Não Violenta em sua sede, nos dias 23 a 25 de maio.
O professor Hinaldo Breguez, especialista em comunicação social, ministrou aulas sobre oratória e liderança, que trataram de técnicas para vencer o medo de falar em público, para conquistar mais confiança e ter uma comunicação clara e objetiva. Foram apresentadas estratégias para lidar com lapsos de memória, para desenvolvimento da habilidade de síntese, além de orientações sobre postura corporal e gesticulação.
A participante Letícia Sampaio compartilhou suas reflexões sobre o evento, dizendo: “A experiência superou muito minhas expectativas, pois o curso ensina o que há de mais importante na convivência: a boa comunicação. Recomendo o curso com o Prof. Hinaldo, pois ele se fundamenta em valores éticos e tem a sensibilidade necessária para lidar com questões individuais. Nem todos gostam de se expor e falar em público, mas o professor propicia um ambiente confortável e acolhedor para o aprendizado”.
Outra participante, Rafaela Carvalhaes, conta que aceitou o desafio de aprimorar suas habilidades em oratória, e assim afirmou: “Com exemplos práticos e didática, o professor Hinaldo conduz os alunos pela arte de falar com o coração. Utilizando ferramentas apropriadas é possível melhorar a forma de se comunicar. Recomendo o curso de oratória e liderança a todos que querem aperfeiçoar a forma de se relacionar, seja no trabalho, seja no ambiente social”.
O Curso de Comunicação Não Violenta também foi conduzido pelo professor Hinaldo Breguez, juntamente com a psicóloga Giliane Fernandes. Essa prática propõe uma nova forma de interagir com outras pessoas de maneira mais empática e consciente, fornecendo ferramentas para superar desafios e conflitos gerados pelas dificuldades de comunicação, mas sem deixar de se posicionar, quando necessário.
Saber ouvir sem julgamento, observando o que acontece ao redor, tornar-se consciente dos próprios sentimentos, ter clareza das próprias necessidades, saber formular pedidos: esses são alguns dos princípios da Comunicação Não Violenta trabalhados no curso.
Após assistir às aulas sobre Comunicação Não Violenta, Sara Borigato assim refletiu: “O curso me fez tomar consciência de como, sem perceber, somos violentos ao nos comunicarmos no cotidiano, às vezes até de forma não verbal. Pudemos aprender algumas ferramentas valiosíssimas para nos comunicarmos de forma mais efetiva, sem ferir os outros ou deixar de nos posicionar adequadamente, conforme nossos sentimentos e necessidades”.
Silvia Corazza, que também participou do curso, assim ponderou: “Participar do curso de CNV foi uma excelente oportunidade de acessar um conteúdo teórico e prático de grande valor para fortalecer vínculos e facilitar o relacionamento com os outros e comigo mesma. Aprender a identificar minhas prioridades, necessidades e desejos, e conhecer estratégias para conduzir melhores diálogos, sabendo me expressar de maneira mais harmoniosa e saudável, foi uma grande conquista. Recomendo demais esse curso!”.
Assim, além de conduzir os participantes pelas técnicas de Oratória, Liderança e de Comunicação Não Violenta e Eficaz, os eventos oportunizaram a todos uma reflexão acerca do tema da convivência e do papel que a comunicação pode desempenhar para minimizar conflitos e otimizar as relações, promovendo mais entendimento entre os indivíduos.
A atividade alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, proposta pela Organização das Nações unidas (ONU), mais especificamente ao ODS #4, que objetiva assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.