Nova Acrópole Savassi comemora Dia Mundial da Filosofia com palestras, diálogo e exposições

Por Minas Gerais - Belo Horizonte - Savassi

Na última semana, a Nova Acrópole Savassi comemorou o Dia Mundial da Filosofia oferecendo uma noite de palestra e exposição de fotos no dia 21 de novembro, em sua sede, e uma manhã cultural na Biblioteca Pública do Estado de Minas Gerais no dia 23 de novembro, localizada na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Foram realizadas exposições, tanto no dia 21 na unidade Savassi, quanto no dia 23 na Biblioteca Pública Estadual, com as fotografias selecionadas no Concurso Nacional de Fotografias da Nova Acrópole, que também teve como lema “A busca da Unidade para além das diferenças” e que vinham acompanhadas de uma frase contendo uma reflexão filosófica.

No dia 21, na unidade Savassi, também foi transmitida pelo canal YouTube da Nova Acrópole, uma palestra ao vivo com a diretora nacional da Nova Acrópole Brasil – Área Sul, professora Luzia Helena de Oliveira Echenique, sobre o tema: “À Unidade pela Dignidade: como a Filosofia pode unir os seres humanos”.

No dia 23, a manhã cultural iniciou com uma apresentação musical dos alunos Luka Milanovic, violinista, e Daniel Müller, cantor lírico. Em seguida, a programação contou com a palestra intitulada “Caminhos para a Unidade: lições da Filosofia para Viver com Sabedoria”, conduzida pela professora Patrícia Riberto; com a peça teatral O Bhagavad Gita, encenada pelo Grupo de Teatro Amador Dionísio, da Nova Acrópole Savassi; e com a palestra “Como encontrar a Unidade em tempos de conflito”, realizada pelo professor Jander Pedroso. Para encerrar o evento, houve uma apresentação musical da Banda Prometeu, que incluiu em seu repertório obras de Elis Regina, Milton Nascimento, Beto Guedes e Raul Seixas.

A aluna Maryanne Fargnoli compartilhou suas impressões sobre a atividade, dizendo: “A manhã cultural oportunizou aos presentes valiosas reflexões sobre a busca pela unidade em meio às diferenças, lembrando que podemos fazer a diferença em nosso entorno se estivermos atentos ao ideal de Unidade em nosso cotidiano, começando com as pequenas ações. Além disso, as apresentações culturais trouxeram beleza à nossa manhã, deixando nossos corações mais aquecidos!”.

A UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia em 2005, por acreditar no valor da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano em cada cultura e cada indivíduo, sustentando que o pensamento crítico ajuda a dar sentido à vida e às ações realizadas pelas pessoas.

Desde então, a Organização Internacional Nova Acrópole celebra o Dia Mundial da Filosofia nos mais de 50 países em que atua por meio da promoção de diálogos, palestras, exposições, apresentação artísticas e eventos diversos.

A data também é celebrada nas unidades da Nova Acrópole do Brasil desde que foi estabelecida, sendo que atualmente a escola está presentes em 132 unidades no país. Sempre se define uma temática central, que é abordada nas palestras e exposições. Em 2024, as atividades ocorreram no período de 18 a 24 de novembro. Foi escolhido como lema comum “A busca da Unidade para além das diferenças”, que reflete a realidade e aspiração da nossa organização internacional.

A iniciativa alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, proposta pela Organização das Nações unidas (ONU), mais especificamente ao ODS#3, que objetiva assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, e ao ODS#4, que objetiva assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.