
Na Nova Acrópole Savassi, acontece semanalmente, desde o início de 2025, a Oficina de Manualidades.
Valorização do saber manual
A oficina oferece um espaço voltado à valorização do saber manual e à troca de experiências entre os participantes. Por meio de atividades como costura e outras técnicas artesanais, promove-se o resgate de conhecimentos tradicionais que, embora esquecidos hoje, contribuem para o desenvolvimento humano.

Objetivo da oficina de manualidades
O objetivo principal é resgatar saberes manuais esquecidos, como costura, bordado e outras técnicas artesanais e, fundamentalmente, promover a convivência entre os participantes.

Oportunidade de expressão
Para Teresinha Cunha, responsável pela oficina e aluna da Nova Acrópole Savassi, o trabalho manual é uma oportunidade de resgatar a ancestralidade e a história de quem somos. “Dessa maneira, com a utilização de técnicas simples, materiais naturais e recicláveis, criando peças únicas e criativas, temos uma forma de expressar a capacidade artesanal e recriar a arte latente dentro de nós”. Além disso, ela também ressalta a oportunidade de convivência e compartilhar ideias como um aspecto relevante na atividade.
Contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
As atividades reforçam o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para a agenda 2030. Isso porque se alinham ao ODS#12 – Consumo e Produção Responsáveis, que busca assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Também se enquadram no ODS#4 – Educação de Qualidade, que busca garantir uma educação inclusiva, equitativa e acessível, além de promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida.
