Para celebrar a Semana dedicada à Mãe Terra, a Nova Acrópole Savassi, em Belo Horizonte, realizou uma palestra presencial em sua sede, no dia 23 de abril, relacionada ao tema do evento neste ano: “A busca da Unidade para além das diferenças”.
Na primeira exposição, o professor Cristiano Magson falou sobre a ideia da Unidade no Ser Humano, entendido como parte da natureza. Na segunda parte, Lucas Marques abordou o “Pálido Ponto Azul”, reflexões de Carl Sagan sobre a fotografia da Terra tirada em 1990 pela sonda Voyager 1, em que o planeta é visto apenas como um ponto azul no Universo.
As atividades da Semana da Mãe Terra têm como objetivo resgatar a concepção da Terra Una, para que o ser humano se perceba parte de toda a natureza e não um ser separado, buscando traçar estratégias práticas para a realização desse objetivo.
A aluna Juliana Rezende compartilhou suas reflexões sobre o evento, dizendo: “Foi muito bom participar da Semana da Mãe Terra. Foi destacada a importância do autotoconhecimento e de uma melhor compreensão da nossa Mãe Terra. A partir daí conseguimos interagir melhor com este ser, de forma mais harmoniosa e respeitosa”.
A atividade alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, proposta pela Organização das Nações unidas (ONU), mais especificamente ao ODS #4, que objetiva assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; ao ODS #12, que visa garantir padrões de consumo e produção responsáveis e ao ODS #15, que propõe proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres.