Oficina de marcenaria na Nova Acrópole Savassi: filosofia e habilidades manuais na produção de tábuas migalheiras

Por Minas Gerais - Belo Horizonte - Savassi

No dia 7 de dezembro, foi promovida uma oficina de marcenaria na Nova Acrópole Savassi, tendo como meta a produção de uma tábua migalheira para cada um dos presentes. O objetivo foi estimular nos participantes o desenvolvimento de habilidades manuais, além de proporcionar um momento de convivência. Participaram 20 pessoas, dentre as quais 4 voluntários que conduziram a atividade.

A atividade deu início com uma reflexão filosófica e seguiu com instruções básicas de como trabalhar com a madeira desde a matéria prima. Ao longo da manhã, foram ensinadas técnicas para manipular ferramentas, como: lixadeira, serra, martelo e furadeira. Ao final da confecção, a madeira foi tratada com óleo vegetal. Foram utilizados materiais reaproveitados e reciclados no processo.

Todos os participantes levaram para casa a tábua pronta, que produziram com as próprias mãos. A tábua migalheira é um objeto prático e sofisticado para lidar com migalhas durante o corte de pães, evitando a sujeira, além de ser útil para cortar e servir diversos outros alimentos.

Leandro Bicalho, um dos participantes na atividade, compartilhou sua impressão: “Participar da oficina de marcenaria foi uma experiência enriquecedora, que combinou aprendizado prático com momentos de cooperação e interação entre os integrantes. Tivemos a oportunidade de trabalhar com materiais reciclados, conferindo-lhes um novo propósito e significado. Foi também um momento de descoberta, permitindo-me explorar habilidades latentes e cultivar a paciência e a atenção aos detalhes, em um ambiente que promoveu a criatividade e o senso de realização coletiva.”

Wilson Cezar Araujo, um dos voluntários instrutores da oficina, disse: “Fiquei responsável por conduzir o trabalho da turma. Inicialmente fiquei um pouco apreensivo, mas a equipe que apoiou foi sensacional e deu tudo certo! Foi maravilhoso ver tantas pessoas interessadas em aprender marcenaria e trabalhando juntos. Fiquei muito feliz em colaborar, foi uma atividade prazerosa e gratificante!”

Marcelo Penna, um dos alunos participantes, complementou: “A oficina de marcenaria sobrepujou minhas expectativas, trazendo a oportunidade de unir novas experiências sensoriais com reflexões íntimas profundas. Desenvolvi novas habilidades manuais enquanto reconhecia a potência de trabalhar em um grupo coeso que, orientado por mestres na arte do labor da madeira, demonstravam na prática como um trabalho com ordem e alegria produz arte e beleza.”

A atividade alinha-se com o ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável) da agenda da ONU para 2030, mais precisamente ao ODS#4 que prevê assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; além da ODS#12 que busca assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.