Oficina de pequenos reparos e instalações elétricas

Por Minas Gerais - Belo Horizonte - Savassi

Nos dias 15 e 16 de fevereiro, foi promovida uma Oficina de Elétrica, na Nova Acrópole, em sua sede estadual de Minas Gerais, situada na zona rural do município de Cláudio. O objetivo da atividade foi transmitir ensinamentos sobre pequenos reparos e instalações elétricas. Focou-se principalmente naqueles possíveis de serem implementados nas próprias casas e ambientes que os participantes frequentam.

O professor Ricardo Vieira, engenheiro eletricista, foi quem conduziu a oficina. Após a exposição teórica, realizaram-se atividades práticas. Os participantes tiveram, então, a oportunidade de aprender sobre instalações elétricas de lâmpadas, tomadas, chuveiros elétricos, entre outros. Também realizaram pequenos reparos, colocando em prática os ensinamentos recém-aprendidos.

Depoimentos sobre a oficina de pequenos reparos

Jáder Freitas, um dos participantes, compartilhou sobre sua experiência: “Foi uma oficina muito importante pra mim. A partir de um assunto desconhecido, pude aprender e praticar. Ao final, senti que adquiri conhecimentos realmente úteis. Tive oportunidade prática de puxar fiação e ligar corretamente cada fio (neutro, fase e terra), instalando uma lâmpada em um novo ambiente. Também aprendemos a instalar tomadas, chuveiros elétricos e a fazer os cálculos de disjuntores, para determinar a corrente elétrica que cada circuito de uma instalação elétrica necessita”. Além disso, ele destacou a abordagem filosófica da oficina: “Compreender a eletricidade como uma força da natureza, que conseguimos manejar até certo ponto, foi muito especial”.

Para Marcelo Teotônio, participar da oficina foi “Uma experiência muito rica, pois eu não tinha conhecimento nenhum em elétrica; para mim parecia algo muito complexo, e os aprendizados adquiridos desmistificaram a complexidade que o assunto parecia trazer. E isso também vale para a vida: em muitas situações que parecem muito difíceis, quando nos propomos a enfrentar com boa vontade e consciência, vemos que é possível”.

Amanda Piancasteli, acrescentou sua percepção: “O que mais me chamou atenção foi a integração entre teoria e prática. Tratou-se a parte teórica de maneira clara, de modo que quem era leigo conseguia acompanhar. Mas sem rodeios, com foco no essencial, aliada a uma abordagem que permitiu uma verdadeira reflexão sobre os conceitos. Ao mesmo tempo, a aplicação prática dos conhecimentos foi imediata, com atividades que fizeram a teoria ganhar vida”.

Contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A atividade está alinhada com os  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030. Especialmente com o ODS #4 – Educação de qualidade, que visa assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Oficina de pequenos reparos e instalações elétricas Nova Acrópole 2025