Palestra “Apologia de Sócrates” na Livraria Leitura, em BH

Por Minas Gerais - Belo Horizonte - Savassi

Na sexta-feira, dia 25 de agosto, a Nova Acrópole, em parceria com a Livraria Leitura, realizou no Shopping Pátio Savassi, em Belo Horizonte, uma palestra gratuita com o tema “Apologia de Sócrates: a Filosofia como forma de vida”.

A palestra aconteceu na própria livraria e foi ministrada pela professora Patrícia Riberto, da Organização Nova Acrópole Savassi.

O objetivo do evento foi disseminar um pouco da cultura filosófica grega, de Platão e da marcante figura de Sócrates. Foram abordados temas como a vida, a morte e a filosofia como um fio condutor que acompanha o filósofo durante toda a sua existência, até mesmo no momento de sua morte.

“É possível manter as ideias e o senso de verdade e moralidade, mesmo em momentos em que tal ação pode nos custar a vida?”, foi uma das questões abordadas. Segundo a palestrante, “Sócrates nos mostrou que sim e deixou uma inspiração para buscarmos um sentido para a vida, para que ela valha a pena de ser vivida.” 

Por meio do exemplo destes e de inúmeros filósofos clássicos, a Organização Nova Acrópole promove uma investigação comparativa das diversas artes, ciências, políticas e religiões.