Palestra sobre o sentido da vida acontece na Nova Acrópole Savassi

Por Minas Gerais - Belo Horizonte - Savassi

A Nova Acrópole Savassi realizou, no dia 24 de maio de 2025, uma palestra sobre o sentido da vida. Ministrada pelo professor José Carlos Possas, a exposição recebeu como título a pergunta “Qual o Sentido da Vida?”. O tema buscou trazer a reflexão de perguntas inquietantes que fazemos ao longo de toda nossa vida: Por qual razão existimos? Por que tememos a morte?

O Sentido da Vida

A palestra discorreu sobre o mundo relativo que habitamos, onde a noção de tempo, espaço, vida e morte variam de acordo com o observador. A visão materialista, que interpreta a cosmogênese como fruto do acaso fortuito e probabilístico, se opõe à nossa percepção de mundo. Isso porque vemos extrema organização e uma imensa Inteligência por trás de todas as coisas. O que nos faz refletir sobre a necessidade de uma observação mais aprofundada sobre as verdades científicas que estão estabelecidas em nossa interpretação contemporânea.

A exposição afirmou, também, que se observarmos a natureza, vemos os diferentes ciclos se sucederem; da mesma forma os seres vivos apresentam diversas transformações ao longo da vida culminando, inexoravelmente, com a morte para a qual deveríamos ocupar-nos em preparar uma bagagem qualificada para essa inevitável viagem.

O professor José Carlos destacou que, da mesma forma que a água tem o seu ciclo e cumpre uma Lei da Vida, também respondemos, como seres da natureza, à mesma Lei da Vida. Nossa estrutura orgânica está feita para que algo superior a utilize. A isso chamamos Alma – o espírito que passa através das coisas. Assim como uma flecha lançada de um arco segue a trajetória até o alvo, assim fomos lançados através do tempo e do espaço e vamos chegar a um alvo. O tamanho de nossa taça, de nossa mente, de nossa força de vontade em buscar alvos, cada vez mais elevados, vai definir o sentido de cada vida, algo individual e intransferível, em busca da divina tríade.

Comentários sobre a palestra:

A participante Lorena Amaral comentou que a maestria do professor José Carlos nos incentiva a fazer muitas reflexões acerca do propósito da vida. Sem impor convicções, ensina que no Universo nada é criado sem propósito e de que são mais importantes a forma e os meios pelos quais buscamos o sentido da vida, do que a própria resposta em si mesma.

Janina Esther complementou que a inversão da técnica formal da palestra usando a metáfora de uma viagem foi surpreendente, uma vez que a simplificação feita permitiu compreender facilmente o ensinamento. Segundo ela, nossas ações na Terra estão entrelaçadas e não fazemos nada sozinhos. Dessa forma, os momentos em que aprendemos ensinamentos de nossos mestres nos auxiliam a cumprir a tarefa que se espera de nós como seres humanos.

Compromisso com os ODS

A atividade está em consonância com os  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para a agenda 2030. Especialmente com o ODS#4: Educação de qualidade (garantindo o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos).

maio-2025-palestra-o-sentido-da-vida