No dia 22 de junho, a Nova Acrópole Savassi promoveu a apresentação teatral da obra “Sonho de uma Noite de Verão” de William Shakespeare, no Espaço Cultural Imaculada, em Belo Horizonte. O evento foi parte de uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial das Artes, celebrado nas diversas sedes da Nova Acrópole no Brasil.
A peça foi preparada pelo Grupo Teatral Dionísio, grupo de teatro amador formado por alunos da Nova Acrópole Savassi. Atualmente, fazem parte do grupo 26 alunos, que se reúnem semanalmente e realizam diversas oficinas para aprimoramento da expressão verbal e corporal, além de ensaios para as apresentações.
Desde 2019 a UNESCO definiu um dia para promover o desenvolvimento, a difusão e a promoção da arte. Na Nova Acrópole, inspirados por essa mesma ideia, o Dia Mundial das Artes é comemorado em 22 de Junho. Em 2024, o tema trabalhado em nossas escolas de filosofia foi “A busca da Unidade para além das diferenças”. O grupo teatral Dionísio é, por si próprio, uma expressão dessa ideia, pois a construção de uma unidade é uma das vivências experimentadas num grupo tão diverso, unido pelo amor à filosofia, pela vontade de desafiar-se na arte da dramaturgia e fazer crescer o todo, através das diversas perspectivas que se somam.
“A cultura e a arte desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das pessoas e das sociedades, pois nos colocam em contato com saberes atemporais. Elas fomentam a imaginação e a criatividade, permitem o diálogo intergeracional e intercultural, nos convidam a uma melhor relação com os outros, com a natureza e conosco mesmos”, relata a professora Patrícia Riberto.
A apresentação desta noite foi o primeiro espetáculo do grupo aberto ao público externo, e reuniu cerca de 300 pessoas. Foram arrecadados 176 quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados à Dreminas, fundação sem fins lucrativos que apoia pessoas com doença falciforme, com foco no tratamento, capacitação, políticas públicas e apoio aos afetados pela doença e seus familiares.
“Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isto não tem muita importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado…” (William Shakespeare)
Saibamos sonhar com um mundo de mais beleza, mais harmonia e compreender cada vez melhor a ideia de unidade dentro e fora de nós.