Semana da Arte: Intervenções artísticas acontecem na Nova Acrópole Savassi

Por Minas Gerais - Belo Horizonte - Savassi

A Nova Acrópole Savassi celebrou o Dia Mundial das Artes em 22 de junho, promovendo apresentação teatral da peça “Sonho de uma Noite de Verão”. Na semana que antecedeu a data comemorativa, foram realizadas oficinas abordando diferentes tipos de arte.

A programação objetivou promover o desenvolvimento e a difusão da arte, alinhando-se aos propósitos da UNESCO, que desde 2019 estabeleceu um dia para demarcar a importância da arte como elemento de união e de incentivo à criatividade, ao diálogo e à paz.

As atividades contaram com uma apreciação musical oferecida pelo aluno e violinista Luka Milanovic, que explicou sobre a estrutura das músicas que seriam apresentadas, para que os participantes pudessem experienciar, logo em seguida, uma escuta com mais consciência e atenção.

Foi realizada também uma oficina de origami, em que a aluna Raíssa Aguiar ensinou a dobradura de um Tsuru, depois de apresentar a história e o significado de esperança que acompanha a dobradura desta ave na tradição japonesa.

A Semana da Arte incluiu em suas atividades, ainda, uma oficina de coral, conduzida pelos alunos Daniel Muller e Tássia Neiva, que buscou aproximar os alunos à arte do canto, propiciando uma experiência artística coletiva, em que muitas vozes se somaram, transformando-se em uma só.

A participante Jaqueline Saraiva compartilhou suas impressões sobre o evento, dizendo: “Na Semana das Artes em nossa escola tivemos belezas, risadas, encantamento, encontros e sutilezas. Com graça e leveza a Arte nos leva adiante e para o alto”.

Suzana Colen conta que aceitou o desafio da Oficina de Origami e assim afirmou: “Fomos instigados a evoluir em grupo, o que demandou calma e bastante paciência. Ao final da prática a maioria conseguiu realizar o trabalho proposto e a surpresa com o êxito, mesmo imperfeito, trouxe um bem-estar geral. Uma experiência inusitada e muito gratificante!”.

Assim, além de conduzir os participantes pelas técnicas propostas, os eventos oportunizaram uma reflexão acerca da beleza, da convivência e do papel que a arte pode desempenhar na vida de cada indivíduo e na sociedade, colocando-nos em contato com saberes atemporais, incentivando a imaginação, a criatividade e o diálogo intergeracional e intercultural.

A atividade alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, proposta pela Organização das Nações unidas (ONU), mais especificamente ao ODS #4, que objetiva assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.