De 04 a 09 de junho, voluntários da Nova Acrópole realizaram em Belo Horizonte – sede Savassi, diversas atividades que integraram a X Semana do Meio Ambiente, cujo tema geral foi “DESINTOXICAR, LIMPAR, EMBELEZAR”.
“Repensar a Educação Ambiental: o que nos cabe?” foi o tema da palestra do professor da PUC-MG Marcos Mol que ocorreu no dia 06 de junho, a qual buscou levar a uma conscientização acerca do nosso papel no meio ambiente, repensando hábitos e costumes individuais e sociais. Destacou-se a importância do comprometimento individual na questão de lidarmos melhor com os resíduos que geramos.
Para levar à compreensão da necessidade de DESINTOXICAR, foi proposta uma reflexão sobre os impactos de nossas ações sobre o meio ambiente, realizando-se uma oficina de preparação de detergente líquido a partir de materiais biodegradáveis.
O LIMPAR surge como uma consequência dessa conscientização. Para nos aproximarmos desse valor, foi organizada uma oficina de produção de vermicomposteiras para tratamento do lixo orgânico doméstico, conduzida por Cristiano Magson.
Separando e destinando nosso lixo, não só percebemos a grande quantidade de resíduos que geramos, mas também aprendemos a reaproveitá-los, por exemplo, gerando adubo orgânico.
Em cima da ideia de EMBELEZAR, foi realizada uma trilha ecológica na Serra do Curral, quando os participantes puderam desenvolver a convivência entre si e a integração com a Natureza, um complexo ser vivo que, em sua harmonia, nos fornece uma oportunidade de contemplarmos a Beleza.
“Somente o que caminha pela vida com os olhos da alma bem abertos, sabe relacionar-se com todos os seres vivos, sejam pedras, plantas, animais, estrelas, homens, deuses…”
Delia Steinberg Guzmán