
Com generosidade e compromisso social, alunos que concluíram recentemente o primeiro nível do Curso Filosofia para Viver organizaram, em fevereiro, uma campanha de arrecadação de donativos. As doações foram destinadas à Creche Comunitária da Vila Piratininga, localizada no bairro Tirol, região do Barreiro, em Belo Horizonte.
Sobre a Creche Comunitária da Vila Piratininga
A creche, construída em 1983 por moradores da região, oferece cuidados e educação para crianças de 0 a 4 anos, algumas das quais em situação de vulnerabilidade social.
Visita solidária: entrega de doações e impacto da ação
Na última quinta-feira de fevereiro, alunos voluntários da Nova Acrópole Savassi realizaram a entrega de doações para a creche. Os itens incluíam materiais didáticos, brinquedos, produtos de limpeza e higiene pessoal. Além disso, roupas e cestas básicas foram destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade. Uma oportunidade de vivenciar na prática os valores de solidariedade e generosidade cultivados no curso de filosofia.

Depoimentos dos Participantes
“Participar desta visita solidária em benefício da Creche Vila Piratininga foi gratificante”, compartilhou Letícia Melo, uma das alunas. “Presenciar como unindo esforços podemos contribuir para o bem de muitos outros é bastante inspirador”, completou.
Juliana Amorim, que já possui experiência em ações de voluntariado, expressou sua admiração pela creche: “A visita à creche foi um momento de deslumbramento. Que lugar bem cuidado, cheio de amor e carinho! As criancinhas com semblante feliz e com oportunidades de desenvolvimento para a criatividade e para a vida, com o que a creche oferece. Fiquei imensamente feliz por participar deste projeto e estou aberta para os próximos que vierem! Muita gratidão à Nova Acrópole por este novo despertar!”
“Fiquei muito tocada pela possibilidade de ajudar crianças e, por isso, quis participar da entrega das doações na creche. No entanto, quem mais recebeu fui eu: saí de lá profundamente sensibilizada pela alegria e carinho das crianças. Além disso, fiquei impressionada com a enorme satisfação com que as fundadoras e funcionárias trabalham. A creche nos pareceu muito bem gerida, limpa, organizada e acolhedora. Como resultado, saí querendo voltar e colocando minha própria vida em perspectiva. Sem dúvida, foi uma experiência que acendeu a fagulha do voluntariado no meu coração”, relatou Fernanda Cappi, que também participou da ação.
Neusa Botelho citou grande satisfação em participar da entrega das doações à creche Piratininga: “Como foi gratificante conhecer pessoas tão especiais, dedicadas, comprometidas, naquilo que fazem, em especial o brilho nos olhos da senhora Lupes. Que trabalho exemplar! É tão pouco o que fizemos em comparação com a grandeza do cuidar de todas aquelas crianças”.


Contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A iniciativa dos alunos segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Em especial, está alinhada ao ODS #1, que visa erradicar a pobreza, e ao ODS #10, que busca reduzir as desigualdades.
A ação dos alunos do Curso Filosofia para Viver é um exemplo inspirador de como a educação e a prática de valores podem transformar vidas e contribuir para a construção de um futuro mais justo e solidário.