Workshop de Técnicas de Estudo e Investigação na Nova Acrópole Savassi

Por Minas Gerais - Belo Horizonte - Savassi

No dia 26 de outubro de 2024, pela manhã, aconteceu o primeiro Workshop de Técnicas de Estudo e Investigação na Nova Acrópole Savassi. Participaram 12 pessoas interessadas em aprimorar seus métodos de investigação, leitura e retenção do conhecimento estudado.

Na ocasião, o palestrante Jáder Freitas trabalhou com os presentes a respeito das habilidades humanas para obter bons resultados com os estudos. Foram apresentados alguns conceitos sobre a vontade (e como despertar essa força), gestão do tempo e do espaço, planejamento eficaz e formas de se identificar e combater os principais “inimigos internos” que, de acordo com o palestrante, são: a ansiedade, a sonolência e a distração. No curso também foram realizadas práticas de concentração, atenção e associação de ideias.

Um dos objetivos era que cada participante buscasse entrar em contato consigo mesmo, entendendo mais a respeito do seu processo de aprendizado e, por autoavaliação, dos pontos que podem ser melhorados. Em um segundo momento, houve um aprofundamento em conteúdos sobre a memória, visando aumentar a compreensão dos fatores que dificultam ao estudante a retenção na memória de conteúdos. Foram ensinadas técnicas práticas eficientes para a memorização.

O workshop trouxe um foco especial para as pessoas que pretendem prestar provas e concursos. Foram abordadas as melhores formas de organizar o estudo de uma maneira ativa, contando com métricas, revisões programadas, maneiras inteligentes de priorizar o que é mais relevante. Todo o curso foi repleto de filosofia, exemplos atemporais, comparações com mitos e outros símbolos utilizados para a transmissão do conhecimento em diversos períodos da história.

Consolação Cifani, compartilhou sua percepção: “Participar do workshop ministrado pelo professor Jáder foi muito especial, pois além do conteúdo relevante para estudos com fins diversos, trouxe ferramentas e conceitos que podem ser aplicados no cotidiano para melhor organização da vida. Com sua apresentação didática, o professor conseguiu a atenção e o envolvimento participativo de todos os presentes, que eram de gerações distintas – adolescentes, adultos e idosos. Ressalto alguns ensinamentos que me marcaram pelo aspecto filosófico e de desenvolvimento pessoal: a realização do pouco a cada dia, a vontade despertada por ideias e símbolos, o exercício do discernimento para realizar as melhores escolhas. Levo essa experiência com muita gratidão e como mais uma ferramenta para vencer a mim mesma diariamente.”

Sônia Rodrigues, acrescentou a seguinte reflexão: “O workshop foi muito valioso por trazer, para mim, métodos e instrumentos para agilizar, aproveitar o tempo e o espaço da aprendizagem, assimilando e introjetando o conhecimento adquirido de forma permanente – instrumento essencial quando se deseja o caminho do tornar-se um ser melhor.”

A atividade alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, proposta pela Organização das Nações unidas (ONU), mais especificamente ao ODS #4, que objetiva assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.