XVII Semana da Filosofia: Geografia Simbólica de São José dos Pinhais

Por Paraná - São José dos Pinhais

No dia 22 de novembro de 2022, a Nova Acrópole São José dos Pinhais realizou uma palestra pública intitulada “A Geografia Simbólica de São José dos Pinhais” no teatro Ernani Zétola. A apresentação fez parte da programação da XVII Semana da Filosofia na cidade e foi apresentada pelo professor Thiago Almada, contando com o apoio de pesquisa de vários voluntários.

A proposta do evento foi apresentar uma nova forma de conexão do habitante de São José dos Pinhais aos elementos simbólicos e históricos presentes na cidade. Neste cenário foram apresentados os aspectos simbólicos de suas principais avenidas, do movimento histórico de seus primeiros habitantes, da relação da cidade com os elementos naturais (montanhas, rios e campos), da localização de seus templos no espaço urbano e do calendário oficial da cidade.

As hipóteses apresentadas fazem parte de um estudo amplo sobre a Geografia Sagrada das cidades, que vem sendo realizado pela Nova Acrópole em diversas cidades pelo Brasil.

O evento está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente ao ODS #3 de Saúde e Bem-estar, ao ODS #4, de Educação de qualidade, e ao ODS #10, que trata da Redução das desigualdades, por ser uma atividade gratuita e aberta ao público em geral.