Curso Voluntariado em Crises acontece na Nova Acrópole

Por Nova Acrópole Brasil

“Que esse impulso de generosidade não termine com essas enchentes, mas que dure sempre, porque isso é o Ser Humano. Ser generoso é Ser Humano!“ Roberto Pértille

Assim falou o professor Roberto Pértille em uma das aulas do Curso Voluntariado em Crises que a Organização Nova Acrópole ofereceu desde a última terça-feira, dia 21 de maio, em formato on-line pela plataforma do YouTube. Trata-se de um curso de formação técnica e humana no Voluntariado; ensinamentos e recomendações para realização de um Voluntariado de excelência, com orientações gerais sobre: segurança pessoal, limpeza solidária, coordenação e trabalho em equipe.

A proposta, o conteúdo principal e os objetivos foram apresentados pelo professor Roberto Pértille às 19h do dia 21, terça-feira, dia em que foi realizada a fala de apresentação do curso, o que oportunizou a inscrição dos participantes em duas diferentes turmas. Uma delas ocorreu durante a semana, de quarta-feira à sábado, e outra que teve início hoje às 19h do domingo, dia 26 de maio, e seguirá pelos próximos quatro domingos, encerrando-se no dia 16 de junho.

As aulas apresentam as seguintes temáticas:

Na aula de hoje, o professor Roberto iniciou sua aula discursando sobre a palavra voluntariado que etimologicamente vem do latim voluntarius: “de própria vontade”, de voluntas, “de vontade”, e se refere a algo que é feito por livre e espontânea vontade, sem constrangimentos, uma pura vontade, sem interesse envolvido. O voluntario é aquele que coloca sua vontade em movimento e age inspirado por seus melhores pensamentos, sentimentos, que objetivamente irão refletir em sua forma de ação – uma boa ação.

Também falou do voluntariado conectado à Filosofia, em dar um sentido filosófico a tudo o que se faz. Do voluntariado com sentido de Unidade, pois participamos todos de uma natureza Una. Nas palavras do professor: “É importante perceber que quando ajudamos a uma pessoa, nós ajudamos a todo o Universo. Quando resgatamos ou fechamos a ferida de um animal, simbolicamente fechamos uma ferida do Universo. E isso mudo nossa concepção de voluntariado, pois ampliamos nosso esforço e vamos rompendo diferenças, barreiras, separações e vamos efetivamente nos observando, nos percebendo como uma grande família humana. E se um ser humano sofre, essa dor também é minha.“ Roberto Pertille

Na sequência tratou da ética que pode ser entendida como a busca do melhor de si mesmo para oferecer ao todo. Buscar o valor interno, não só para si mesmo mas para um todo. A ética corresponde a uma vivência prática de valores. Advém do grego ethos e significa “costumes”. Ressaltou que quando falamos da ética como costumes não estamos falando de qualquer costume, mas sim dos costumes e da ética atemporal. Que irá apresentar valores, como por exemplo, a generosidade, a bondade, a humildade, dentre outros.

A aula tocou os temas da filosofia natural, da ética, da constituição humana e da natureza, sobre aprender com a natureza, sobre a importância da educação, de uma educação mais humanista e focada no desenvolvimento integral do ser humano. Esta educação está baseada no desenvolvimento dos valores humanos. Lançou também algumas perguntas como: “O que é o ser humano?”, “Será que podemos viver sozinhos?”. O professor lançou essa pergunta em relação ao tema dos desafios de viver em sociedade, o desafio da convivência humana.

E fechou contando de algumas experiências que vivenciou nas enchentes do Rio Grande do Sul, ressaltando a importância das boas intenções como fundamental para que tenhamos uma boa ação voluntária. A aula seguiu com a participação do professor Thiago Formolo que falou sobre o projeto “Limpeza Solidária”.