Música e Arte são oferecidas por voluntários acropolitanos aos abrigos do RS

Por Nova Acrópole Brasil

“Se tiveres dois pães, vende um e compra um lírio.” (Provérbio chinês)

Esse inspirador provérbio chinês nos lembra que nem só de pão vive o ser humano, que outras dimensões da vida são igualmente importantes e necessárias. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é o “o bem-estar total, físico, psicológico e espiritual do indivíduo”. A partir dessa compreensão do conceito de saúde, nossos voluntários, para além das muitas ações emergenciais de resgate, campanha de arrecadações, acesso à zonas longínquas para a entrega de doações, dentre muitas outras tarefas, têm se dedicado também a um outro trabalho: oferecer além de pães, “lírios” aos atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Essa metáfora dos lírios é oportuna para falar um pouco sobre o trabalho que os voluntários acropolitanos tem feito de levar um pouco de beleza e arte até os abrigos, às famílias e às crianças que lá estão. Os voluntários se esforçam para confeccionarem cartões coloridos à mão, para que juntamente aos donativos entregues, também acompanhem mensagens acolhedoras e inspiradoras neste momento tão difícil.

No sábado, 11 de maio, os voluntários das cidades de São Leopoldo e Novo Hamburgo, se reuniram para uma apresentação musical no Abrigo da Católica em Estância Velha, juntamente com a realização de algumas dinâmicas. Neste local encontram-se 269 abrigados e cerca de 20 voluntários atuando diariamente.

No domingo, 12 de maio, pela manhã cedo, no Abrigo Clube Caixeiros Porto Alegre, o Coral Euterpe e a Camerata Orfeu – a Orquestra da Nova Acrópole Porto Alegre – iniciou o Dia das Mães com música e arte. Nesta atividade especial dedicada às Mães, foi oferecido um café da manhã com presentes, doces e flores, além de uma dinâmica musical entre mães e filhos, e uma dança celta bem alegre ao final. E para fechar com chave de ouro, nesta segunda, dia 13, artistas independentes levaram um pouco de afeto ao abrigo do clube com uma animada e divertida apresentação de teatro, circo e música.

Se tiveres dois pães, vende um e compra um lírio…
Com um lírio, se necessário,
dividirás o pão que te resta,
pois verás, o que, em ti, é indiviso.
Com um lírio, se assim for preciso,
todo pão que ainda tens, o darás,
Mas não em vão:
nutrirás o valor, com teu pão,
e renascerás.
Diante de um lírio,
comerás o pão, se te aprouver,
com a mesura do mundo humano,
degustado em sutil gratidão.
E serás singelo e soberano:
banirás a avidez que há em ti.
Mesmo em meio a um mundo de ficção,
atado à solidão e ao delírio,
de antemão, tu não mais o ouvirás,
e dirás, muitas vezes, teu não,
e andarás, com nobreza e com paz,
com ou sem pão:
és humano, e ainda possuis um lírio.

Poesia filosófica da professora Lúcia Helena Galvão Maya
www.luciahga.blogspot.com