Na noite do dia 30 de agosto, em cerimônia realizada pelo Gabinete de Leitura Sorocabano, e presidida pelo seu presidente Luciano Viana de Carvalho, a Nova Acrópole de Sorocaba, representada pelo prof. Paulo Renato Ravagnani, foi agraciada com a Medalha Cultural “Luiz Matheus Maylasky”, entregue pelas mãos do membro do conselho fiscal do gabinete de leitura e aluno da Nova Acrópole, Sr. Mário Sérgio Bueno de Miranda.
Instituída pelo Gabinete de Leitura Sorocabano, esta medalha é regulamentada pelo decreto estadual nº 52.813, de 19 de março de 2008 e tem por objetivo galardoar personalidades e/ou entidades que prestem serviços de relevância à comunidade sorocabana.
A Nova Acrópole, que tem como um de seus pilares o desenvolvimento da Cultura, busca implementar os valores humanos que sustenta um modelo de cultura ativa e participativa. Dentro deste trabalho educacional, a Organização Internacional Nova Acrópole (OINA) dedica especial atenção a suas publicações a cargo de seus editoriais e bibliotecas. O tema é amplo e abrange as mais diversas disciplinas: da História à Antropologia, Física, Arte, Esportes… ajudando a explicar os fenômenos e preocupações do nosso tempo.
A Comissão das Medalhas, formada pelos diretores e assessores do Gabinete de Leitura Sorocabano define a cada ano as pessoas ou instituições escolhidas para receber a distinção honrosa. Fundado em 1867, durante o Império, o Gabinete de Leitura Sorocabano teve Luís Matheus Maylasky como seu primeiro presidente e hoje é patrimônio cultural imaterial do município de Sorocaba. Atualmente, possui um acervo que conta com cerca de 20 mil livros, sendo os mais antigos do século XVIII.
Prestigiando o acontecimento da entrega da medalha, também estiveram presentes diversos acropolitanos, que puderam participar do momento solene e especial.
Após a cerimônia foi oferecido um coquetel onde os participantes puderam confraternizar e estreitar laços de amizade e camaradagem.