
No dia 25 de Janeiro, aniversário de 465 anos da cidade de São Paulo, a Nova Acrópole Zona Oeste fez um tour histórico pelo centro da cidade. Passando por construções que revelam verdadeiros museus a céu aberto, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre as origens da maior metrópole do hemisfério sul, que nasceu e se manteve tímida pelos primeiros três séculos de existência.
O tour começou com um café da manhã na padaria mais antiga do Brasil e seguiu para o monumento do Marco Zero de fundação, Igreja de Santo Antônio, do ano 1592 (a mais antiga da cidade), museus, mirante para visão panorâmica e lanche em uma tradicional casa de doces do centro histórico.
Ao longo do percurso de três horas de duração, o professor da Nova Acrópole, Rafael Sanábio, contou como nasceu a vila de São Paulo de Piratininga e os principais acontecimentos vividos pelos paulistanos através dos séculos.
Segundo ele, conhecer a história da cidade em que habitamos vem de encontro com algumas das perguntas fundamentais da filosofia: “Quem Sou?”, “De onde vim?”, “Para onde vou?” e “Qual é o meu papel no mundo?” , pois não podemos querer conceber respostas à estas perguntas sem conhecer, ao menos que brevemente, a história do local que em que vivemos, já que em alguma medida, esta é também a nossa própria história.