XVII Semana da Filosofia: Homenagem a Sócrates

Por São Paulo - SP - Zona Oeste

Durante o mês de novembro, às segundas-feiras, a Nova Acrópole São Paulo Zona Oeste promoveu uma homenagem ao filósofo Sócrates, inspirados pela comemoração do Dia Mundial da Filosofia.

Na oportunidade, os participantes brindaram seus convidados com apresentações sobre alguns diálogos do filósofo Platão acerca de seu mestre Sócrates. Foram elas: Críton, que argumenta sobre a importância do dever; Eutidemo, que traz reflexões sobre religiosidade; Menon, que aborda as virtudes; Hipias, que ocupa-se com as questões acerca do belo; Górdias, que traz abordagens sobre a retórica; Laques, um diálogo sobre a virtude da coragem; A Apologia de Sócrates, que fala do julgamento e da condenação à morte do grande filósofo e, por último, Alcebíades, que trata sobre a educação.

Cada apresentação buscou sua forma de homenagear a importância da figura de Sócrates, como o modelo do verdadeiro filósofo para o desenvolvimento da Filosofia voltada para o conhecimento de si e busca pela prática diária das virtudes.