Aniversário de Taubaté/SP é homenageado com palestra sobre a Cidade

Por São Paulo - Taubaté

A Nova Acrópole de Taubaté/SP promoveu no dia do aniversário da cidade, 5 de dezembro, uma palestra em homenagem à data comemorativa.

A palestra foi baseada em um estudo elaborado pelos alunos da Nova Acrópole sobre a cidade, cujos aspectos abordados foram: “o espaço”, contando sobre o desenvolvimento físico da cidade; “o tempo”, sobre o desenvolvimento histórico; e “fora do espaço-tempo” que apresentou os aspectos simbólicos da cidade, como o hino, os brasões e o mito de fundação.

A aluna de Nova Acrópole, Dinah Vieira, disse: “Esta apresentação é fruto de um trabalho em conjunto entre os alunos da escola, que durante vários meses de investigação conseguiram se aprofundar com muita eficácia nos registros históricos e compilar uma riquíssima fonte de conhecimento sobre nosso legado”.

O trabalho contou inclusive com as palavras gravadas de um cacique local, que interpretou o topônimo da cidade no seu idioma original, o Tupi.

Antes da fundação de Taubaté, havia na região uma aldeia de índios Guaianás, conhecida como Tabaybaté (topônimo que significa “aldeia alta” em tupi), de onde veio o nome da cidade.

E de Taubaté saíram muitos Bandeirantes, que foram os responsáveis pelas fundações de diversas outras cidades, a maioria em Minas Gerais.

“Aprendi com esse trabalho, sobre a importância de nossa cidade e toda a trajetória que levou um pequeno vilarejo a se tornar uma das localidades mais importantes do país”, disse Jean Oliveira, visitante.

A Organização Internacional Nova Acrópole está presente em 60 países e há 65 anos tem promovido a Filosofia, por meio dos cursos regulares de “Filosofia para Viver”; a Cultura, por meio do cultivo dos valores humanos atemporais; e o Voluntariado, por meio de trabalhos voluntários em diversas áreas de atividades humanas.