No dia 14 de dezembro às 9h30, a Nova Acrópole Taubaté em parceria com o Museu Histórico Professor Paulo C. Florençano, promoveu a palestra pública “Celebrando o Aniversário de Taubaté”, ministrada pela historiadora Fabiane Pazzine Rubim, da Área de Museus de Taubaté.
O evento foi organizado pela professora da Nova Acrópole Dinah Vieira da Costa e contou com a presença de alunos da escola, além de convidados da comunidade.
A palestra, realizada nas dependências do museu, localizado na Av. Santa Luiza de Marillac, 1481, Vila São José, abordou a história do município, com destaque para a relevância cultural e simbólica de seus monumentos, espalhados por diferentes pontos da cidade.
A historiadora Fabiane Pazzine Rubim apresentou fatos históricos marcantes, desde a elevação de Taubaté a Vila em 1645, passando por sua transformação em cidade em 1842, até a participação dos taubateanos em eventos de importância nacional.
Também foi ressaltado o papel fundamental dos povos originários na construção da identidade histórica da região.
Após a palestra, a historiadora guiou o grupo por uma exposição de objetos e itens valiosos por sua relação com a história do município e com alguns de seus principais personagens do passado.
Durante o evento, a professora Dinah Vieira da Costa também se dirigiu aos presentes falando sobre a importância de conhecer e compreender o sentido do que está a nossa volta, respeitando o seu significado e fortalecendo a conexão com o espaço que habitamos, como parte do nosso processo de autoconstrução e de desenvolvimento de virtudes e valores humanos, os quais devem ser praticados na vida cotidiana.
A ocasião também marcou a entrega à escola de uma monografia produzida pelos voluntários da Nova Acrópole intitulada “Geografia Sagrada do Município de Taubaté”.
A Nova Acrópole promove atividades que integram cultura, história e desenvolvimento humano, reforçando os laços entre o indivíduo, sua comunidade e os valores universais.