A Organização Internacional Nova Acrópole promove todos os anos, nos mais de 50 países nos quais está sediada e de maneira simultânea, uma atividade especial chamada “Semana do Meio Ambiente”, que é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, no ano de 1972.
Entre os dias 1 e 4 de Junho, foram apresentadas palestras sobre a economia nos diversos planos da natureza (físico, energético, astral e mental), com o objetivo de aproximar as pessoas ao conceito filosófico de ecologia, que é a harmonização das ações humanas com a sua própria essência e com a natureza.
“O reino humano é o reino mental e foi incrível aprender que desenvolvendo a virtude da ordem, que se conceitua em ter um lugar para cada coisa e colocar cada coisa em seu lugar, é possível ter uma vida mais ecológica, no sentido de mais harmônica”, diz Cida Braga, palestrante do evento do dia 1o.
No dia 2, a instrutora Dinah Vieira mencionou que “uma maneira básica e eficaz de se economizar energia é respirando adequadamente, pois isso nos tranquiliza e nos permite tomar decisões mais coerentes”.
Ana Beatriz Andrade apresentou no dia 3 a relação da nossa estrutura emocional. “No campo emocional, instintivamente queremos picos de emoções e paixões, mas o que nos faz humanos é justamente a possibilidade de nos elevar consciencialmente para além disso. Tal elevação só é possível com uma íntima relação com a harmonia e com a beleza”.
Já no dia 4, Nataly Romagnoli apresentou a relação do ser humano com o elemento físico, e disse que “nossas ações em relação a esse elemento devem ser voltadas para a reutilização dos materiais, para desenvolver um consumo sustentável e menos predatório”.
Todas as palestrantes elaboraram e apresentaram seus trabalhos em conjunto com outros alunos da Nova Acrópole, o que promoveu uma intensa interação entre todos.
A Organização Internacional Nova Acrópole, há 64 anos e atualmente em 60 países, busca promover uma convivência harmônica do ser humano, consigo mesmo, com os demais e com a natureza, por meio de uma educação integrativa composta pela Filosofia, Cultura e Voluntariado.