XVI Semana da Filosofia promove trabalhos monográficos com o tema da Unidade

Por São Paulo - Taubaté

A Organização Internacional Nova Acrópole promove todos os anos, nos mais de 50 países onde está sediada, uma atividade especial chamada Semana da Filosofia, que é alusiva à comemoração do Dia Mundial da Filosofia.

A comemoração, que geralmente ocorre na segunda quinzena do mês de novembro, apresenta um tema diferente todo ano. No ano de 2021, no Brasil, o tema principal foi “O Valor da Unidade em Momentos de Crise” e contou com palestras exibidas na página da Nova Acrópole, na plataforma YouTube.

As palestras aconteceram entre os dias 16 e 20 de novembro e foram apresentadas por professores de Nova Acrópole de diversas cidades brasileiras, abordando assuntos como a empatia, a gentileza, a fraternidade, o poder do exemplo e uma entrevista especial com o tema principal da festividade: “O Valor da Unidade em Momentos de Crise”.

Em Taubaté/SP, os alunos da Nova Acrópole tiveram a oportunidade de se dividir em grupos e elaborar trabalhos monográficos sobre o tema central da Semana da Filosofia, bem como sobre os outros assuntos que também foram abordados pelos palestrantes nas exibições nacionais.

Os alunos se dividiram em quatro grupos, cujos títulos dos trabalhos foram: “Empatia e Gentileza”, “O Poder do Exemplo”, “Fraternidade” e “Unidade na Adversidade”.

Marcos Petriu, que participou do grupo que estudou sobre a “Fraternidade”, disse: “Aprendi muito com esse trabalho, principalmente sobre como é importante conceituar bem os temas. Muitas vezes repetimos diariamente certas palavras e se fizermos uma avaliação mais profunda, não sabemos ao certo o que aquelas palavras querem dizer. Além disso, a própria dinâmica de trabalhar em grupo, promoveu de forma prática uma aprendizagem mais integral sobre o assunto.”

No dia 15, os participantes dos grupos de trabalho puderam apresentar as monografias prontas aos demais alunos da Nova Acrópole Taubaté. A apresentação foi seguida de um momento de perguntas e respostas e uma banca formada pelos instrutores da escola contribuiu com esta atividade.

“A elaboração do trabalho, bem como as apresentações dos outros grupos e a banca de instrutores respondendo as perguntas do público, foram peças fundamentais para um melhor entendimento dos temas apresentados”, disse Lucas Pinto, aluno da Nova Acrópole de Taubaté.

A escola de filosofia à maneira clássica Nova Acrópole, há mais de 60 anos e em mais de 50 países, busca promover uma convivência harmônica do ser humano consigo mesmo, com os demais e com a Natureza, por meio de uma educação integrativa composta pela Filosofia, Cultura e Voluntariado.

Para assistir às palestras e demais conteúdos de Nova Acrópole acesse:
https://www.youtube.com/c/novaacropolebrsul