XVII Semana da Filosofia comemorada com palestras na Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Por Minas Gerais - Uberaba

Comemorando o Dia Mundial da Filosofia, estabelecido pela UNESCO, a Nova Acrópole de Uberaba, através de seus professores, realizou no dia 17 de novembro (quinta) às 19h, uma atividade com o tema central da Semana da Filosofia “A Linguagem dos Símbolos”, no auditório da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro).

O primeiro tópico abordado teve como tema: “O poder da imaginação e dos símbolos para a vida humana”. Foi explicado o que são os símbolos e o poder da imaginação como potencial humano necessário para compreendê-los.

O segundo foi sobre “Jung e a linguagem dos símbolos”. Jung, um pensador importante do século XX no campo da psicologia, tratou sobre os símbolos na psiquê humana e o poder do inconsciente coletivo.

Por fim, foi apresentado sobre “Símbolos e mitos na filosofia de Platão”. Platão, um dos maiores filósofos de todos os tempos, ensinava muito através de mitos e símbolos, como o conhecido “Mito da caverna” que inspirou o filme Matrix, por exemplo.

Além disso, foi realizada uma exposição de fotografias, feitas pelos voluntários da Nova Acrópole, através de um concurso realizado em todo o Brasil, e que esse ano teve como tema “Exemplos de Convivência”. As melhores fotografias foram escolhidas e ficaram expostas durante o período da palestra.