Dia Internacional da Mãe Terra homenageado com trabalho voluntário na praça São Charbel

Por Minas Gerais - Varginha

A Organização Internacional Nova Acrópole – sede Varginha, realizou um trabalho voluntário em comemoração ao Dia da Mãe Terra. A ação foi desenvolvida em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente da cidade e aconteceu no sábado, 30 de abril, onde foram feitas ações em três aspectos principais: limpeza, pintura e plantio de mudas.

Em um primeiro momento foi realizada a limpeza de toda a praça, recolhendo todo o lixo encontrado e preparando-a para a pintura. Foram pintadas boa parte das muretas dos canteiros, principalmente nas áreas onde havia pichação, com o objetivo de cuidar e preservar o patrimônio público.

Com o reaproveitamento de pneus descartados, que foram pintados para servirem de base e proteção para as mudas, foram plantadas as árvores doadas pela Secretaria do Meio Ambiente. Ao total foram 10 mudas, dentre elas, Ipês e Amoreiras.

Para além da ação concreta, os participantes refletiram sobre o desenvolvimento e cultivo de valores filosóficos, como a convivência, a cortesia e a generosidade, como elementos fundamentais na vida em sociedade, buscando melhorá-la a partir do próprio exemplo.

Essa ação também busca implementar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente o objetivo #15 que trata da Vida terrestre – que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.