XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

Por Minas Gerais - Varginha

Em comemoração à XIV Semana da Filosofia de 2019, a Organização Nova Acrópole de Varginha promoveu nos dias 20 e 23 de novembro palestras culturais, dentre elas: “Leonardo da Vinci e o Contexto do Renascimento” e “Leonardo da Vinci e o Simbolismo Esotérico-Astrológico de A Última Ceia”, ambas ministradas pelo professor Bruno Crispim. Além da vida deste grande artista e filósofo, as palestras abordaram uma breve exposição de suas principais obras, situando-as cronologicamente e tecendo alguns comentários.

Sua vida está incorporada dentro do período histórico nomeado Renascimento (séc. XIV a XVII). Leonardo da Vinci é considerado o maior artista de todos os tempos e suas contribuições na pintura, no desenho e na música foram altamente inovadoras, muito além do seu tempo, e continuam sendo estudadas no mundo inteiro até hoje. Leonardo também se destacou em outras áreas do conhecimento, como arquitetura, engenharia e biologia.

Desta forma, a Semana da Filosofia proporcionou um resgate dos valores atemporais e de um ser humano melhor como foi proposto durante o Renascimento, atitude esta que continua hoje tão válida e necessária quanto naquela época.