- 2024
- 2023
- 2022
- 2021
- 2020
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- 2014
- 2013
- 2012
Declaração Geral – 2024
ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL NOVA ACRÓPOLE (OINA) DE 12 DE ABRIL DE 2024
DECLARAÇÃO GERAL
- A Assembleia Geral da OINA aprova a seguinte Declaração Geral:
A Organização Internacional Nova Acrópole (OINA) vem desenvolvendo atividades ininterruptas em torno do Dia Mundial da Filosofia há mais de dezesseis anos em suas diferentes sedes ao redor do mundo; igualmente, por mais de cinco anos, tem recomendado a realização de atividades referente ao Dia da Mãe Terra, comemorado em todo o mundo no dia 22 de abril.
Neste sentido, recomenda-se que todas as associações nacionais não só continuem a desenvolver anualmente estas atividades, mas também incorporem anualmente a celebração do Dia das Artes, realizando, por volta do dia 21 de junho e em todas as sedes do mundo, atividades relacionadas com esta expressão da alma que engrandece o ser humano e que faz parte do objeto social e finalidade desta Organização. - A Assembleia Geral aprova a iniciativa da Direção Internacional de implementar atividades filosóficas, culturais e de voluntariado sob um lema comum, de acordo com os princípios e propósitos da OINA. Para tal, foi escolhido o lema “A Busca da Unidade para além das Diferenças”, que motivará e dará sentido aos programas internacionais, ou seja, o Dia da Terra, o Dia das Artes e o Dia da Filosofia, que a OINA realiza todos os anos. Este lema reflete a realidade e aspiração da nossa organização internacional, expressa em numerosas declarações da Assembleia Geral anual e registrada nas atas correspondentes.
Seguindo a proposta do lema, cada país associado à OINA organizará suas atividades de acordo com os seus meios e possibilidades, sob a mesma aspiração de harmonizar a unidade e a diversidade que caracteriza os mais de 50 países onde trabalha por um mundo melhor. - A Assembleia Geral valorizou positivamente a disponibilidade dos voluntários da OINA para participar, colaborando nos esforços de busca e salvamento, em conjunto com organizações públicas e privadas, no terremoto que devastou uma grande região de Marrocos em 2023.
- De acordo com os seus princípios baseados na tolerância e na sua rejeição do uso da violência armada na resolução de conflitos, a OINA manifesta a sua profunda preocupação com a situação criada entre a Ucrânia e a Federação Russa e entre Israel e a Faixa de Gaza.
A Assembleia Geral recomenda que os países federados na OINA continuem a trabalhar pela paz e pela convivência entre os povos, como têm feito desde a sua fundação.
Declaração Geral – 2023
ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL NOVA ACRÓPOLE (OINA) DE 23 DE MARÇO DE 2023
DECLARAÇÃO GERAL
A Assembleia Geral da OINA aprova:
1. Diante do sofrimento que padecem os povos envolvidos na guerra entre a Ucrânia e a Rússia, a Organização Internacional Nova Acrópole lamenta toda ação armada e defende uma solução pacífica para os problemas.
Nesse sentido, os voluntários da OINA, desde suas sedes ao redor do mundo, continuam colaborando para aliviar, na medida do possível, a dura situação que já afeta milhares de pessoas. Nova Acrópole espera que este conflito seja resolvido o mais rápido possível e deseja que a paz seja restaurada em breve.
2. Destacar a contribuição da OINA durante o ano 2022 em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas: ODS 4, sobre Educação de Qualidade; ODS 15, sobre a vida dos ecossistemas terrestres; ODS 16, sobre Paz e Justiça; e ODS 17, sobre parcerias para atingir as metas. Reiterando que é fundamental que as atividades a serem realizadas neste ano sejam realizadas a partir de uma abordagem humana e pedagógica, que priorize a mudança da consciência individual e coletiva diante dos problemas que o mundo enfrenta.
3. Ressaltar o trabalho de voluntariado que tem sido realizado nas diferentes unidades da OINA em todo o mundo, entre os quais podemos destacar a ajuda aos mais necessitados, a proteção do meio ambiente, o plantio de árvores, a ajuda aos idosos, a proteção para os sem-teto, cantinas solidárias das quais pessoas sem recursos se beneficiam, ações para fornecer energia acessível e limpa em vários centros rurais da Europa e da América e programas de educação em saúde e esportes que melhoram o estilo de vida.
4. Convidar todas as associações nacionais a continuar o trabalho de promoção da Filosofia. Em particular, destacar a continuidade do trabalho realizado por mais de 15 anos em torno do Dia Mundial da Filosofia por iniciativa da UNESCO, uma celebração que une os esforços de mais de 400 sedes da Nova Acrópole. Fazemos eco da mensagem do diretor geral da referida organização, por ocasião da celebração do mencionado dia mundial em 2022, afirmando que: ”Diante da magnitude dos desafios contemporâneos, é nossa própria concepção de humanidade que deve ser reexaminada, considerando de forma aberta todos os pontos de vista, em particular, nesta Década Internacional das Línguas Indígenas, o que as filosofias indígenas podem fazer para mudar nossa forma de ver o mundo, assim como nosso modo de viver nele”.
5. Insistir com todas as associações na sua participação ativa na comemoração do Dia da Mãe Terra que se celebra mundialmente no 22 de abril. A Assembleia Geral da OINA recomenda a realização de atividades que promovam e valorizem a proteção do nosso planeta.
6. Reafirmar nossa convicção de que a filosofia e o acesso ao conhecimento não devem ser apenas teóricos, mas também práticos. Neste sentido, é necessário destacar o trabalho de formação realizado para todos aqueles seres humanos que se aproximam das nossas associações através da nossa fórmula pedagógica que promove a filosofia, a cultura e o voluntariado. Uma educação que priorize o respeito ao próximo, como sinal de uma verdadeira convivência que nos torne a todos mais humanos e tolerantes.
7. A Assembleia Geral avaliou positivamente a disponibilidade dos voluntários da OINA para deslocarem-se aos locais devastados, colaborando no trabalho de busca e salvamento junto com entidades públicas e privadas, como ocorreu no caso dos terremotos que devastaram extensas áreas da Síria e da Turquia. Equipes bem treinadas e especializadas uniram-se aos voluntários de vários países, contribuindo com sua boa vontade e experiência.
Declaração Geral – 2022
ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL NOVA ACRÓPOLE (OINA) DE 31 DE MARÇO DE 2022
DECLARAÇÃO GERAL
A Assembleia Geral da OINA aprova:
A. Parabenizar todas as unidades da OINA nos mais de cinquenta países, pelo excelente desempenho frente à pandemia desencadeada pelo COVID-19 e às escrupulosas medidas que têm sido tomadas em relação à prevenção do contágio, seguindo as medidas propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
B. Destacar o acompanhamento que vem sendo realizado sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas, dos quais foram selecionados, dado o perfil das atividades da Organização Internacional Nova Acrópole: ODS 4 – Educação de qualidade, ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima, ODS 16 – sobre Paz, justiça e instituições eficazes, e ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.
C. Ressaltar o trabalho de voluntariado que tem sido realizado nas diferentes unidades de Nova Acrópole no mundo, entre os quais podemos destacar a ajuda aos mais necessitados, a proteção do meio ambiente, o plantio de árvores, a ajuda aos idosos, a proteção para os sem-teto, cantinas solidárias das quais pessoas sem recursos se beneficiam, ações para fornecer energia acessível e limpa em vários centros rurais na Europa e América e programas de educação em saúde e esportes que melhoram o estilo de vida.
D. Recomendar a todas as unidades de Nova Acrópole no mundo que continuem com a celebração do Dia Mundial da Filosofia no mês de novembro, de acordo com as premissas estabelecidas pela UNESCO que a Organização Internacional Nova Acrópole (OINA) vem desenvolvendo ininterruptamente há mais de doze anos em suas diferentes unidades no mundo, como palestras, diálogos, simpósios e congressos, aproximando a Filosofia de todas as pessoas.
E. Propor a todas as unidades a participação na comemoração do Dia da Mãe Terra, celebrado em todo o mundo no dia 22 de abril. A Assembleia Geral da OINA recomenda às diferentes unidades vinculadas à Organização Internacional Nova Acrópole, através de atos e atividades que promovam e valorizem a proteção do nosso planeta.
Declaração Geral – 2021
A Assembleia Geral da Organização Internacional Nova Acrópole (O.I.N.A.) aprova:
A) Que, ante a pandemia provocada em âmbito mundial pelo contágio do vírus Covid-19 (Coronavírus) e pelas necessidades de prevenção sanitária, as atividades presenciais nas distintas sedes de Nova Acrópole no mundo foram adaptadas ao modelo on-line com a utilização das plataformas digitais.
Por isso, a Assembleia Geral da OINA recomenda às associações aderentes que assegurem todas as prevenções oportunas para evitar contágios e a propagação do vírus, sempre considerando as indicações da Organização Mundial da Saúde.
B) Recordar que a OINA encontra-se presente em mais de cinquenta Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de milhares de voluntários e associados, e por isso a Assembleia Geral da OINA mantém sua adesão à convocação da ONU para alcançar os dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que se incluem na chamada Agenda 2030 e difundir a necessidade de gerar uma maior consciência de unidade e solidariedade para vê-las cumpridas.
Nesse sentido, destaca-se, conforme mencionado na Assembleia Geral de 2020 e reiterado na Assembleia Geral de 2021, que os programas que a OINA realiza encontram-se relacionados com os seguintes ODS: o 4, sobre Educação de Qualidade; o 13, sobre Ação pelo Clima; o 16, sobre Paz, Justiça e Instituições sólidas; o 17, sobre alianças para conquistar os objetivos. Além dos ODS já mencionados, graças a riqueza e variedade dos programas das associações nacionais aderentes que a integram, a OINA também contribui com outros ODS. Podemos mencionar, a título de exemplo: refeitórios solidários que beneficiam pessoas sem recursos (ODS 2); ações para proporcionar energia acessível e não contaminante em vários centros rurais da Europa e América (ODS 7) e programas de educação para a saúde e esportes que melhoram o estilo de vida (ODS 3).
Por tudo isso, a Assembleia Geral recomenda a seus membros aderentes elaborar planos de sensibilização sobre os ODS e definir metas específicas para continuar contribuindo com os indicadores dos ODS nos próximos anos.
C) Manter continuidade das atividades realizadas relacionadas ao Dia Mundial da Filosofia, e que se transformou em uma das nossas atividades emblemáticas, proclamado pela UNESCO em 2002, que a OINA vem desenvolvendo de maneira ininterrupta há mais de doze anos nas suas distintas sedes no mundo. Por isso, a Assembleia Geral recomenda manter, durante o próximo ano, o mesmo programa de conferências, reuniões, simpósios e congressos relacionados a esta importante efeméride.
D) Em relação à comemoração do Dia Mundial da Terra, celebrada em todo o mundo em 22 de abril, a Assembleia Geral da OINA recomenda às diferentes associações nacionais vinculadas à Organização Internacional Nova Acrópole que levem em consideração a possibilidade de desenvolver atividades relacionadas à natureza e sua preservação e encoraja que, por sucessivos anos, mantenha-se este importante trabalho de conscientização sobre a defensa do meio ambiente, a sustentabilidade e as ações saudáveis para os seres humanos e para nosso planeta.
E) A Assembleia Geral congratula-se do êxito obtido nas inumeráveis atividades de Filosofia, Cultura e Voluntariado que foram realizadas durante o ano de 2020 passado, pois apesar do impacto da pandemia originada pela Covid-19, mantiveram-se as atividades via on-line pelos sistemas telemáticos em mais de cinquenta países em que encontram-se implantadas as delegações de Nova Acrópole federadas à OINA e a ação subsidiária de quase quinhentas sedes distribuídas em todo o planeta, superando deste modo as limitações que, como é natural, impunham-se para vencer a expansão do vírus.
F) A Assembleia Geral recorda e reitera que a OINA está comprometida, através de seus Princípios Fundadores, a fomentar, nas suas diferentes atividades, o respeito à dignidade humana, num esforço coletivo para alcançar a fraternidade entre todos os seres humanos e povos.
Declaração Geral – 2020
A Assembleia Geral da OINA aprova:
A) Que, ante a pandemia provocada em nível mundial pelo contágio do vírus Covid-19 (Corona Vírus), e tendo em conta a emergência sanitária e social mundial que requer uma ação efetiva e imediata dos governos, pessoas e todas as entidades em geral, de acordo com a Declaração de 16 de março de 2020 da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Internacional Nova Acrópole recomenda a todas suas associações aderentes seguirem as indicações da OMS e dos governos nacionais na luta contra esta pandemia.
B) Recordar que a Organização Internacional Nova Acrópole (OINA) encontra-se presente em mais de cinquenta estados membros da ONU, por meio de milhares de voluntários e associados, razão pela qual a Assembleia Geral da OINA adere à convocatória da ONU para alcançar os dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) incluídos na chamada Agenda 2030 e difundir a necessidade de gerar uma maior consciência de unidade e de solidariedade para vê-las cumpridas.
Nesse sentido, destaca que os programas que a OINA realiza guardam relação com os seguintes ODS: objetivo n.4 – sobre educação de qualidade; objetivo n.13 – sobre a ação pelo clima; objetivo n.16 – sobre paz, justiça e instituições sólidas; objetivo n.17 – sobre alianças para conquistar os objetivos. Além dos ODS já mencionados, graças à riqueza e variedade dos programas das associações nacionais aderentes que a integram, a OINA também aporta aos outros ODS. Podemos mencionar a título de exemplo: refeitórios solidários que beneficiam pessoas desprovidas de recursos (ODS 2); ações para proporcionar energia acessível e limpa em diversos centros rurais da Europa e América (ODS 7) e programas de educação para a saúde e esportes que qualificam o estilo de vida (ODS 3).
Por tudo isso, a Assembleia Geral recomenda que seus membros associados elaborem planos de sensibilização a respeito dos ODS e definam metas específicas para continuarem contribuindo com os indicadores dos ODS nos próximos anos.
C) Continuar com as atividades realizadas por motivo do Dia Mundial da Filosofia, assim proclamado pela UNESCO em 2002, cujo desenvolvimento vem sendo comprido pela OINA, de forma ininterrupta, há mais de 12 anos, em suas distintas sedes no mundo. A Assembleia Geral recomenda, para o ano de 2020, a manutenção do mesmo programa de conferências, reuniões, simpósios e congressos relacionados nesta importante data comemorativa.
D) A Assembleia Geral aprova por unanimidade patrocinar o Concurso Internacional de Piano Delia Steinberg, em homenagem a sua fundadora, que também foi presidente da Junta Diretiva durante tantos anos. Este concurso anual, celebrado em Madrid, foi instituído em 1982 com o objetivo de promover novos valores da música e impulsionar a carreira artística de jovens pianistas. Em atendimento a essa finalidade, concorda em dotar anualmente o referido concurso com uma soma a ser determinada anualmente pela Junta Diretiva a partir de proposta de seu presidente e de acordo com as necessidades deste Concurso Internacional.
E) A Assembleia Geral regojiza-se pelo êxito obtido nas inúmeras atividades de Filosofia, Cultura e Voluntariado realizadas em 2019 em mais de cinquenta países onde encontram-se implantadas as delegações de Nova Acrópole federadas à OINA, bem como a ação subsidiária de aproximadamente quinhentas sedes distribuídas em todo o planeta.
F) A Assembleia Geral recorda que a OINA é comprometida, conforme atestam seus Princípios Fundacionais, a fomentar, em diferentes atividades, o respeito à dignidade humana em um esforço coletivo para alcançar a fraternidade entre todos os seres humanos e povos.
Declaração Geral – 2019
ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA OINA
DE 04 DE ABRIL DE 2019
A Assembléia Geral da OINA aprova:
A) A Assembléia Geral da OINA reafirma, tal como vem fazendo há várias décadas, na promoção da formação filosófica destacando os valores cívicos e humanos.
B) A Assembléia Geral da OINA, reafirma-se em seu compromisso com a formação cultural das novas gerações fomentando o conhecimento em todas suas facetas.
C) A Assembléia Geral da OINA continua com as atividades de voluntariado com a finalidade de fomentar a integração e a ajuda de nas camadas mais necessitadas da população.
D) A OINA reconhece, felicita e agradece a iniciativa da Organização Cultural Nova Acrópole na Índia de celebrar a conferência sobre: “Potenciar uma real mudança” onde conseguiu reunir líderes de diferentes áreas do conhecimento, em um primeiro acontecimento deste tipo em que também se celebrou os 150 anos do nascimento de Mahatma Gandhi. Com a ideia de construir uma ponte para um futuro melhor, a OINA alenta aproveitar esta oportunidade para redescobrir o rico legado filosófico e humano da Índia, com a finalidade de oferecê-lo como uma contribuição essencial para o progresso coletivo da humanidade.
E) Nesta mesma linha, na ocasião do 150º. aniversário do nascimento de Mohandas Karmachand (Mahatma) Gandhi, a Assembléia Geral reconhece a liderança de Gandhi e se inspira em sua vida e legado exemplar, caracterizados por uma busca incansável da verdade e da paz, como a chave para uma mudança real, holística e sustentável em nosso mundo atual.
A OINA afirma seu compromisso com o propósito de construir uma sociedade mais justa, honesta e livre e convida suas associações nacionais aderentes, a comemorar este aniversário mediante a investigação sobre o legado de Gandhi, a organização de atividades culturais, conferências e exposições para dar a conhecer sua importante contribuição, extraindo soluções práticas com as que enfrentar os desafios de nosso tempo.
Declaração Geral – 2018
ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA OINA
DE 12 DE ABRIL DE 2018
A Assembleia Geral da OINA teve lugar na cidade de Paris (França), no Hotel Hilton Paris Charles De Gaulle Airport.
DECLARAÇÃO GERAL
A Assembleia Geral da OINA aprova:
A) A Assembleia Geral da OINA reafirma a necessidade de permitir o acesso de todos ao conhecimento, e propõe três vias originais: a Filosofia, a Cultura, e o Voluntariado, tendo em conta a necessidade de fomentar os valores de uma ética cívica para o século XXI.
B) A Assembleia Geral recorda que a finalidade das Escolas de Filosofia “à maneira clássica” é educar todos os seres humanos sem distinção, para que todos possam viver com dignidade, e compreender sua utilidade na sociedade e no mundo.
A OINA recorda que, para atuar de maneira efetiva na sociedade de nosso tempo, os seres humanos necessitam apoiar suas ações em estruturas organizativas que lhes dotem dos instrumentos oportunos para resolver os novos desafios políticos, econômicos, sociais e ambientais que oprimem a sociedade de nosso tempo, com a finalidade de promover a melhora das relações humanas, tal como especificado nos Princípios da Carta da OINA.
C) A Assembleia Geral reafirma continuar desenvolvendo a ação da OINA e sua participação ativa na sociedade junto a Instituições e Organismos públicos e privados.
D) A Assembleia Geral recorda que a humanidade, em seu conjunto, resolveu defender a dignidade humana em todos os lugares e em todas as circunstâncias e, com esse espírito, as Nações Unidas adotaram a Declaração Universal de Direitos Humanos como “o ideal comum que todos os povos e nações devem alcançar”; o referido ocorreu no dia 10 de dezembro de 1948, e por essa razão é que, em 2018, comemora-se seu 70° aniversário.
A Assembleia Geral convida cada uma das Associações nacionais aderentes à OINA a fazer eco dessa comemoração no decurso de suas atividades.
A Assembleia reitera sua vocação de continuar colaborando com os Princípios que inspiram a Organização das Nações Unidas, conforme também se depreende dos Princípios da Organização Internacional Nova Acrópole.
Com efeito, o Primeiro Princípio de sua Carta de Fundação apresenta justamente a ideia de “promover um Ideal de fraternidade internacional baseado no respeito à dignidade humana, para além das diferenças raciais, de sexo, culturais, religiosas, sociais ou de outra natureza”.
E) A Assembleia Geral da OINA propõe a suas Associações aderentes continuar estabelecendo relações institucionais com os organismos internacionais cujos fins sejam comuns e quando existam aspectos coincidentes para a colaboração mútua.
Em consonância com o anterior, insta a participação das Associações aderentes nas Redes institucionais de caráter regional ou global.
F) A Assembleia Geral da OINA faz eco da convocatória realizada pelo Secretário Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, em sua mensagem de Ano Novo 2018, que indicou “sinal vermelho” à intensificação dos conflitos internacionais, ao incremento das armas nucleares, à mudança climática, às desigualdades, à violação dos direitos humanos, aos nacionalismos e à xenofobia. A Assembleia Geral da OINA coincide com a proposta de Antonio Guterres de “alcançar a unidade da comunidade internacional reduzindo as diferenças e unindo as pessoas, superando as divisões e alcançando objetivos comuns e valores compartilhados, com o objetivo de fazer de nosso mundo um lugar mais seguro”, na medida em que a OINA vem realizando, em mais de sessenta países no mundo e nos cinco continentes, esse mesmo trabalho, por meio de suas mais de quatrocentos e trinta delegações no mundo, durante os últimos sessenta anos de trabalho pela paz, união e dignidade de todos os seres humanos.
G) Desde seus inícios, a OINA promove em suas Escolas de Filosofia o fomento de uma educação baseada em direitos humanos, para que os seres humanos de todo o mundo conheçam seus direitos e os dos demais, e possam desenvolver o serviço aos outros.
H) Também propõe continuar com o desenvolvimento e atividades dos grupos de atividade ecológica que fomentem a educação dos seres humanos na preservação do meio ambiente, e os sistemas de ajuda e sobrevivência em caso de desastres naturais.
Declaração Geral – 2017
Declaração Geral – 2016
ASSEMBLEIA GERAL DA OINA 2016
DECLARAÇÃO GERAL
A) A Assembleia Geral da OINA reafirma sua vontade de desenvolver as suas três linhas de trabalho: Filosofia, Cultura e Voluntariado, para permitir o acesso de todos a um verdadeiro conhecimento frente à violência, ao medo e à perda de valores essenciais de nossas sociedades atuais, como vetor de reconstrução moral com valores espirituais que unam a todos os seres humanos.
A Assembleia Geral convida a cada uma das Associações nacionais que fazem parte da OINA a desenvolvê-las em suas atividades.
Para isso, a OINA reafirma sua ação preventiva e construtiva tanto em relação à Sociedade quanto em relação à Natureza, promovendo a necessária consciência para participar e colaborar de maneira ativa em iniciativas úteis e afins às que desenvolve a OINA.
B) A Assembleia Geral recorda a necessidade de prosseguir no desenvolvimento das Escolas de Filosofia à maneira clássica como o melhor instrumento de formação e educação. Pois a Filosofia tem aplicações práticas que melhoram e dão sentido à vida e fazem mais felizes aos seres humanos.
A OINA recorda que a formação filosófica promove o aspecto essencial do ser humano, por meio do desenvolvimento de seu entendimento, sua intuição e sua vontade, o que permite libertar-se de enfermidades pessoais e sociais, como o egoísmo, o fanatismo, a violência e o materialismo, cumprindo assim os fins e os princípios fundacionais da OINA.
C) A Assembleia Geral valoriza as ações da OINA em colaboração e participação ativa junto a Instituições e organismos públicos e privados.
Convida a continuar nessa linha de promover experiências filosóficas compartilhadas entre seres humanos, de origem, culturas e práticas diferentes, vividas de maneira complementar.
D) Para isso, propõe continuar com o desenvolvimento de grupos de trabalho e ação social que contribuam com a formação e educação em relação à preservação e melhora do planeta Terra e das sociedades humanas, segundo o recomendado pelo Acordo sem precedente adotado em Paris (França), no dia 12 de dezembro, por 195 países, durante a Conferência das Partes, COP 21.
E) A Assembleia Geral aprova as ações realizadas durante o exercício passado pelas distintas organizações e associações vinculadas à OINA em relação à defesa do meio ambiente e à formação filosófica e social, como pode ser comprovado no Anuário de Atividades que se apresenta a esta Assembleia Geral.
Declaração Geral – 2015
ASSEMBLEIA GERAL OINA 2015 – ANTIGA GUATEMALA (GUATEMALA)
DECLARAÇÃO GERAL
A) A Assembleia Geral da OINA reafirma a sua vontade de facilitar o acesso de todos ao conhecimento filosófico e fazer da prática filosófica uma muralha contra a violência e as doenças morais que afetam a sociedade de nosso tempo, promovendo uma renovação ética, com a contribuição vivencial dos valores transcendentais que impliquem uma profunda renovação dos seres humanos.
Portanto, o papel da Assembleia Geral é transmitir não somente uma inspiração ética, mas também promover o desenvolvimento prático de linhas de ação básicas, a fim de plasmá-los em cada uma das associações nacionais participantes da OINA.
Para fazer isso, aconselha às as sociações filiadas à OINA a realização de programas de formação em Filosofia, Cultura e Voluntariado e os mais variados tipos de atividades com sentido filosófico, a fim de promover aprendizagens e ações não só através de atos positivos e construtivos para a sociedade ou a natureza, mas também para aumentar a conscientização sobre a necessidade de prevenir atos nocivos à sociedade ou à natureza.
B) A Assembleia Geral recorda que os Programas de Estudos da OINA, como Escola de Filosofia à maneira clássica, baseiam-se na necessidade de formação dos seres humanos com o propósito de melhorar a sociedade e o ambiente natural, através de uma atitude generosa de restituição social.
C) A Assembleia Geral reconhece a ação da OINA no mundo, e aconselha a continuar com o importante trabalho de ação social e cultural realizado no ano passado e a continuar a colaboração ativa com as instituições e agências públicas e privadas com o fim de potenciar a sinergia necessária entre as organizações que trabalham em prol da filosofia, da cultura e do voluntariado.
Por isso, propõe continuar com o desenvolvimento de grupos de trabalho e ação social que contribuam para a formação e educação dos seres humanos na preservação e melhoria do planeta Terra e das sociedades humanas.
D) A Assembleia Geral aprova as ações realizadas durante o ano passado por várias organizações e associações ligadas à OINA em defesa do meio ambiente e formação filosófica e social, como pode ser visto no Anuário de atividades apresentado a esta Assembleia Geral.
A OINA lembra que as investigações relativas ao conhecimento permitem promover a parte essencial do ser humano, através do desenvolvimento de sua compreensão, intuição e vontade de ser livre do egoísmo, do materialismo, do fanatismo, da violência e da corrupção moral, a fim de ajudar a aumentar a consciência pessoal e coletiva de viver juntos em fraternidade, tal como estabelecido no primeiro dos princípios fundadores da OINA como um dos critérios-chave que podem moldar o futuro da humanidade.
Declaração Geral – 2014
Declaração Geral – 2013
A) Tendo em conta que
A desestruturação social que está sendo produzida em muitos lugares do mundo, e a luta de todos contra todos, que deteriora de maneira alarmante as relações humanas.
A Assembleia GERAL manifesta que
Faz-se necessário e urgente recuperar os valores éticos que compõem os pilares da convivência entre os seres humanos, com a finalidade de fomentar a consciência da “grande família que é a humanidade”, e para que essa reflexão não seja mais que uma elucubração sem sentido prático, a OINA deverá fomentar em todas as suas atividades um resgate dos valores permanentes e das virtudes humanas.
B) Tendo em conta que
Todos nós vivemos em um mundo em crise, um mundo de grandes mudanças, tanto ecológica com socialmente.
A Assembleia GERAL
Lembra a todos os países associados e federados à OINA que é necessário uma “reposição ecológica” que denuncie a exploração irracional dos recursos naturais do Planeta, e alerte sobre a industrialização descontrolada que provocou o aquecimento global da Terra, com as consequências nefastas que isso provoca no derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares e oceanos.
Em termos sociais, deveremos ter em conta que o século XXI será o século das migrações globais em busca de novos horizontes de subsistência, gerando, como consequência, um desarraigamento social e familiar, para o qual Nova Acrópole deve trabalhar de maneira efetiva em todos os países onde desenvolve atividades com o fim de paliar a “desumanização da sociedade”. Portanto, que se intensifiquem os Programas internacionais encaminhados à proteção do meio ambiente, promovendo a colaboração com outras instituições.
C) Tendo em conta que
É urgente realizar propostas que gerem soluções alternativas, que, além disso, coincidam com as recomendadas pelos diversos Organismos Internacionais, com a finalidade de gerar sinergias. Portanto, a OINA volta a manifestar a categórica necessidade de levar a cabo Programas de ação e atividades que fomentem a fraternidade e a tolerância, o conhecimento e o desenvolvimento integral dos seres humanos.
A Assembleia GERAL manifesta-se de acordo
Com que estas ideias relacionam-se intimamente com as três Áreas de Ação, que tanto em termos individuais como sociais, propõe a OINA: a Filosofia, a Cultura e o Voluntariado.
D) Tendo em conta que
O êxito obtido durante esses últimos anos na celebração do Dia Mundial da Filosofia.
A Assembleia GERAL manifesta-se de acordo
Em continuar mantendo as atividades relacionadas com o Dia Mundial da Filosofia promovido pela UNESCO, quando se completa seu décimo Aniversário. Lembrando que esse evento realiza-se, a cada ano, na terceira quinta-feira do mês de novembro, destacando a importância que tem a filosofia em nossa vida cotidiana e a necessidade, como foi declarado anteriormente, de realizar uma reflexão construtiva sobre o mundo e os problemas que afetam a humanidade. Lembrar que dentro da OINA agrupam-se mais de 50 países que recolhem manifestações filosóficas e vitais provenientes de culturas, costumes e línguas diferentes, dando à celebração do Dia Mundial da Filosofia um valor agregado, posto que em cada uma das milhares associações locais, regionais e nacionais que constituem a OINA, desenvolvem-se importantes atividades relacionadas a Encontros, Conferências, Debates Filosóficos, Eventos Artísticos e Culturais.
E) Tendo em conta
As intensas atividades realizadas com a promoção da leitura e constituição dos Clubes de Leitura em diferentes países associados à OINA.
A Assembleia GERAL manifesta-se de acordo
Em continuar com essas atividades, promovendo o gosto pela leitura, especialmente, entre os jovens.
F) Tendo em conta que
Os países mais avançados, tecnologicamente, em astronomia já detectaram e avisaram sobre a iminência, neste ano, de uma das tempestades solares de radiações eletromagnéticas mais explosiva dos últimos séculos que se tem registros científicos, assim como a aproximação do que a NASA tem chamado de Near Earth Object como grupo de asteróides, cuja passagem perto da Terra pode ocasionar desastres naturais.
A Assembleia GERAL manifesta-se de acordo
Em tomar as precauções necessárias e refletir como filósofos e cidadãos sobre as relações entre nosso Planeta e o Sistema Solar, em seu conjunto.
Declaração Geral – 2012
A) Assembléia Geral da Organização Internacional Nova Acrópole (OINA), em sua reunião anual de 2012, na cidade de Guarulhos/SP (Brasil), deseja ressaltar enfaticamente e resolve continuar este ano com o desenvolvimento de seus três pilares que constituem a filosofia, a cultura e o voluntariado.
Reconhecendo a necessidade de fortalecer os laços de solidariedade, a Assembléia Geral da OINA entende que a filosofia constitui uma via de conscientização que permite às pessoas o acesso à compreensão da condição humana; que a cultura fortalece a aproximação das diferentes manifestações de conhecimento dos distintos povos que enriquecem nosso planeta; e que o voluntariado se confirma como um método válido de colaboração social que nos integra no amor ao próximo, como uma via prática para alcançar maiores níveis de ajuda, a fim de desenvolver programas que fomentem o diálogo e a convivência.
Recomenda a todas as Associações Culturais Nova Acrópole, federadas à OINA, que intensifiquem suas atividades nesses três âmbitos da filosofia, da cultura e do voluntariado, tal como até o presente, mas fortalecendo esses métodos de ação frente à crise atual, que assola o planeta de maneira global ,e onde essas três vertentes de ação humanitária podem colaborar para aliviar um pouco a dor gerada pela crise.
B) Como já frisamos em ocasiões anteriores, a Assembléia Geral da OINA entende que a crise econômica e social, que invade de maneira alarmante a Comunidade internacional, tem sua raiz mais profunda na crise de valores morais e éticos.
Reconhecendo que tal como se mostra nos informativos elaborados pela Organização das Nações Unidas, uma crise de dimensões globais está afetando o planeta e faz balançar os bancos, as grandes companhias, as grandes empresas, com efeitos devastadores para os cidadãos de todo o planeta, encarecendo o custo de vida, destruindo empregos, gerando pobreza, sem que pareça se vislumbrar uma saída em curto prazo.
Recomenda ter presente que, muito provavelmente, a raiz desse descaso econômico e social, pelo qual sofre nossa sociedade, tenha suas causas na deterioração do respeito pelos valores morais e éticos dos últimos anos, e que gerou uma via aberta para a corrupção, que afeta os políticos e empresários. Portanto, urgentemente, faz-se necessária uma recuperação dos valores mais elementares, que sustentam o conceito de dignidade humana, e que a OINA, nos diferentes países onde realiza seu trabalho filosófico, pode promover por meio de conferências e atividades públicas que ajudem na conscientização da necessidade de um rearranjo moral em âmbito planetário.
C) Considerando a importância do anuário, publicado em vários países, que por seu intermédio a comunidade internacional pode comprovar o trabalho pautado em valores morais e solidariedade que a OINA realiza em mais de cinquenta países.
Reconhecendo que durante mais de dez anos a publicação do anuário de atividades da OINA converteu-se numa referência internacional de nosso trabalho filosófico, cultural e de voluntariado, e que em numerosas ocasiões nosso apoio e trabalho foram solicitados por autoridades dos diferentes países, onde se desenvolve nossa atividade.
Recomenda continuar com a publicação e difusão do anuário, nas versões impressa e digital, com a finalidade de seguir promovendo valores, sem esquecer a importância da página web internacional da OINA e as páginas web oficiais de cada uma das associações aderentes.
D) Uma vez que que a UNESCO instaurou, durante o mês de novembro, o chamado “Dia Mundial da Filosofia” com importantes implicações nos diferentes países membros desta Organização, e que recomenda sua aplicação no quadro da sociedade civil.
Reconhecendo que a OINA vem desenvolvendo, há vários anos, um forte trabalho nesse sentido, celebrando nos países, onde funcionam suas delegações, atividades específicas para o Dia Mundial da Filosofia, durante o mês de novembro, com importante repercussão local e internacional.
Recomenda seguir com esse importante trabalho de difusão dos valores filosóficos, considerando que o conhecimento filosófico, como uma arte de viver, é um dos pilares fundamentais das atividades da OINA e um modo de fomentar a máxima dos ensinamentos dos clássicos: “conhece-te a ti mesmo”.
E) Considerando que dentro das atividades internacionais realizadas pelos diferentes representantes da OINA, um importante trabalho é a colaboração com órgãos e entidades internacionais, nacionais e locais.
Reconhecendo a importância das atividades realizadas nesse sentido pela OINA, destaca a atividade de dezembro de 2011, diante do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), apresentando suas recomendações para o fortalecimento de uma cultura democrática nas Américas, no marco do décimo aniversário da Carta Democrática Interamericana. Considerando que a OINA se faz presente em vinte dos trinta e cinco países membros dessa Organização, e que se encontra registrada como Organização da Sociedade Civil perante a OEA no Chile.
Recomenda continuar com esse importante trabalho, não apenas no regionalmente no marco da Organização dos Estados Americanos, mas ampliá-lo também ao contexto da Organização das Nações Unidas, na qual a OINA pode realizar um trabalho de aprofundamento no diálogo da sociedade civil e a convivência dos cidadãos.
F) Considerando que a população mundial passou de seis bilhões de habitantes, no ano de 2000, para sete bilhões no final de 2011, e que diante desse crescimento exponencial a capacidade de alimentação e segurança para os seres humanos se faz cada vez mais complexa.
Reconhecendo que as zonas de maior densidade populacional concentram-se, principalmente, nos países em desenvolvimento, onde a pobreza e a fome constituem males endêmicos.
Recomenda às associações aderentes à OINA que intensifiquem seu trabalho de ajuda social e apoio às classes mais desfavorecidas, com a finalidade de amenizar os grandes desequilíbrios que assolam o ambiente em que se trabalha, aplicando os critérios de subsidiariedade, com base nos quais se possam dar melhor cobertura às necessidades sociais mais próximas de cada uma das associações, considerando a vantagem de que as atividades da OINA se desenvolvem em mais de cinquenta países, distribuídos nos diferentes continentes.
G) Recordando a terrível catástrofe natural que afetou o Japão em março de 2011, com dupla vertente de um terremoto e um tsunami, que devastou em poucas horas grande parte do noroeste do país, provocando, como consequência, um vazamento radioativo na Central de Fukushima.
Reconhecendo a necessidade de prever, dentro do possível, esse tipo de catástrofe natural, que dia a dia está se fazendo mais evidente em todo o planeta, o que está colocando em evidência a fragilidade de nosso ambiente.
Recomenda ter muito presente, em todas as sedes de Nova Acrópole, os sistemas de proteção e segurança ante tais contratempos, e realizar de maneira periódica simulações de evacuação com o fim de estar alerta ante essas situações de emergência, e colaborar também com outras organizações para criar uma rede de proteção para os cidadãos, nos lugares onde funcionam nossas sedes.
H) Considerando que a UNESCO chamou o ano 2012 de Ano Internacional da Leitura, torna-se particularmente apropriado o fomento da arte de ler entre as diferentes camadas da população.
Reconhecendo que, pela leitura, os povos avançam por meio do cultivo da cultura até melhores e maiores graus de conscientização de cidadania e humana.
Recomenda o fomento da leitura nos diferentes países aderentes à OINA, e a criação de “Clubes de Leitura”, com os quais se pode aproveitar as magníficas bibliotecas que nossas sedes possuem, servindo desse modo, como um estímulo ao conhecimento e dando, além disso, um uso prático e social.